28 de janeiro de 2026
TVBV ONLINE
Política

União e popularidade: Adriano Silva comenta pré-candidatura a vice-governador de SC

Foto: Fernando Bortoluzzi/TVBV Online
Prefeito de Joinville destaca os próximos passos ao juntar-se à chapa de Jorginho Mello pela reeleição

O prefeito de Joinville, Adriano Silva (NOVO), é o nome escolhido por Jorginho Mello (PL) para concorrer como vice-governador em sua chapa para a reeleição no pleito deste ano no estado. Em entrevista ao portal TVBV Online e ao Band Cidade da TVBV desta quarta-feira (28), ele falou sobre as expectativas para esta corrida eleitoral.

Adriano tem 47 anos e é natural de Joinville, a maior cidade do estado, onde se reelegeu com 78,69% dos votos nas últimas eleições municipais, em 2024. O anúncio da pré-candidatura veio na última quinta-feira (22), em um vídeo publicado nas redes sociais ao lado de Jorginho Mello, onde os dois prometem a unir a direita em SC para “olhar pra frente”. Para concorrer, ele ainda deve renunciar ao cargo de prefeito, o que deve ocorrer até abril.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

Ao TVBV Online, o pré-candidato destacou a excelente relação com o atual mandatário. “É uma união, primeiro, dos propósitos, de querer ver o estado cada vez melhor. Assim como eu peguei Joinville, que é uma cidade maravilhosa, mas sempre tem coisas para melhorar, e essa busca da melhoria contínua é o que nós desejamos”, afirma o atual prefeito da maior cidade catarinense, com 664 mil habitantes.

Adriano entra na disputa com vantagens. Nas últimas pesquisas de intenção de voto, realizadas em dezembro de 2025, Jorginho Mello lidera com folga em todos os cenários. E o pré-candidato do NOVO tem o que agregar à força da chapa. “Nem candidato era, e saí numa pesquisa com 8,5% e logo depois com 10%. Então isso demonstra o quanto o joinvillense também está reverberando e mostrando para o estado o que foi feito na cidade”, acrescenta.

Perguntado sobre o clima da disputa entre candidatos de direita e de alta popularidade – João Rodrigues (PSD) aparece em segundo lugar nas intenções – Adriano diz que ainda há espaço para alianças. “Nós queremos unir o maior número de lideranças políticas juntamente conosco. Nós não estamos fechados, muito pelo contrário, o governador Jorginho Mello é uma pessoa de extremamente grande diálogo e ele pode continuar dialogando e fazendo esse trabalho em conjunto”.

Sobre os temas que devem dominar o debate eleitoral e servir de vitrine para os eleitores escolherem suas preferências, Adriano Silva diz que ainda é recente para apontar os rumos que serão adotados no plano de governo. O joinvillense indica que a rodovia Via Mar, paralela à BR-101 entre o Norte do estado e a Grande Florianópolis, será o principal argumento de campanha na área da infraestrutura.

Quem hoje usa a BR-101 no nosso litoral vive o tempo todo amarrado com o horário, com o trânsito, não consegue mais se agendar. Se essa rodovia conseguir se tornar uma realidade, vai ser talvez a maior conquista do estado em décadas, então eu tenho certeza que eu vou estar querendo auxiliá-lo para que esses projetos saiam realmente do papel.

Continue acompanhando a conversa com Adriano Silva no Band Cidade

           

             

Entenda o que pode acontecer com os suspeitos de matar o cão Orelha em Florianópolis

Apontados como responsáveis pelos maus-tratos são menores de idade e não podem ser presos

A Polícia Civil (PCSC) segue trabalhando nas investigações do caso da morte do cão comunitário Orelha, em Florianópolis, ocorrida no dia 4 de janeiro e que causou grande comoção nacional. Quatro adolescentes são apontados como principais suspeitos. Uma coletiva de imprensa nesta terça-feira (27) deu alguns detalhes do inquérito, que tramita em sigilo.

Continue lendo