19 de junho de 2024
TVBV ONLINE
Saúde

URGENTE: OMS declara o fim da emergência internacional da Covid-19

Na prática, a Covid-19 deixa de ser considerada um risco mundial de saúde

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou, na manhã desta sexta-feira (5), pelo horário de Brasília, que a Covid-19 não é mais uma emergência global. Na prática, a doença deixa de ser considerada um risco mundial, ou seja, a entidade declarou o fim da pandemia.

A informação foi confirmada pelo diretor da OMS, Tedros Adhanom, em coletiva de imprensa. A organização classificou o surto mundial de Covid-19 como pandemia em março de 2020.

Apesar do rebaixamento, informações sobre o relatório do Comitê de Emergência da OMS, divulgado hoje no site da entidade, ainda usa o termo “pandemia” para se referir à presença da Covid-19 em todo o mundo.

 

Para a OMS, são necessárias ações de longo prazo para o gerenciamento da pandemia causada pelo Sars-Cov-2, o coronavírus causador da Covid-19.

“Embora reconhecendo as incertezas remanescentes postadas pela evolução potencial do SARS-CoV-2, eles [especialistas que participaram do Comitê de Emergência Internacional] aconselharam que é hora de fazer a transição para o gerenciamento de longo prazo da pandemia de Covid-19”, diz a nota publicada pela OMS.

No Brasil, a Covid-19 deixou de ser uma emergência em saúde pública em maio de 2022, sobretudo por causa do avanço da vacinação e redução no número de mortos, hospitalizados e infectados. Até o momento, foram registrados mais de 37 milhões de casos e mais de 700 mil mortes em decorrência da Covid-19 no país.

Fonte: Band
Foto: Internet / Reprodução