30 de junho de 2025
TVBV ONLINE
Segurança

Vara de Organizações Criminosas passará a julgar crimes cometidos por facções em SC

Foto: Cristiano Estrela/TJSC
Nova unidade foi instalada pelo TJSC nesta segunda-feira (30) em Florianópolis

A partir desta segunda-feira (30), crimes cometidos por organizações criminosos em todo o território catarinense ficarão sob competência exclusiva da Vara Estadual de Organizações Criminosas. A unidade foi instalada oficialmente pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) em uma solenidade no salão do Tribunal do Júri do Fórum Rid Silva, em Florianópolis.

A minuta de resolução que transforma a Vara Criminal da Região Metropolitana de Florianópolis na nova unidade foi aprovada pelo Órgão Especial no dia 7 de maio. O potencial acervo será de 2.182 processos, divididos em 840 na fase de inquérito ou medidas de investigação e 1.342 ações penais.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

A Vara Estadual de Organizações Criminosas chega como um importante reforço do Judiciário no combate ao crime em Santa Catarina. Somente em 2024, foram 24 operações organizações criminosas, com 93 pessoas presas e mais de uma tonelada de drogas apreendida, segundo dados da Polícia Civil (PCSC). O prejuízo estimado para as facções foi de quase R$ 500 milhões.

A nova Vara contará com uma ferramenta desenvolvida pela Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ), em parceria com a Microsoft, para a anonimização de magistrados e magistradas, que poderão julgar os processos de forma colegiada e sem identificação. A unidade terá também acompanhamento permanente do Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional (NIS), em parceria com a Academia Judicial, que será a responsável pela capacitação dos servidores e magistrados.

A Vara Estadual de Organizações Criminosas terá competência sobre ações que envolvem crimes praticados pelas organizações criminosas, mas há três exceções: processos de competência do Tribunal do Júri, de violência doméstica e do Juizado Especial Criminal.

Assista à reportagem de Taísa Kisiel

           

             

Deputados protocolam projetos para garantir mais segurança no balonismo em SC

Em meio a lacuna jurídica, PLs buscam determinar medidas e itens obrigatórios para voos turísticos em balões de ar quente no estado

Dois projetos de lei (PLs) foram apresentados na Assembleia Legislativa (Alesc) com o objetivo de estabelecer regras aos operadores turísticos e garantir padrões de segurança para a atividade do balonismo em Santa Catarina. As inciativas foram tomadas após o acidente que deixou oito mortos em Praia Grande, no Litoral Sul, no último dia 21.

Continue lendo