Sistema será bloqueado para alterações 150 dias antes do primeiro turno das eleições
Cidadãos devem estar atentos para os prazos divulgados pela Justiça Eleitoral (JE) para emissão do primeiro título, transferência de domicílio, atualização de dados ou regularização de pendências antes das eleições deste ano. O sistema da JE será bloqueado para alterações a partir do dia 6 de maio – 150 dias antes do primeiro turno.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
Segundo o órgão, quem já possui título de eleitor com biometria coletada pode realizar os serviços de forma online através deste link. Para aqueles que não têm o documento ou não cadastraram as digitais, o atendimento deve ser realizado presencialmente no cartório eleitoral mais próximo. É possível fazer um agendamento neste link para evitar filas.
Os serviços que podem ser realizados até o dia 6 de maio são os seguintes:
- Emissão do 1º título para jovens e aqueles que ainda não possuem o documento;
- Transferência do domicílio eleitoral para a cidade onde reside atualmente;
- Atualização de nome, estado civil ou inclusão de nome social;
- Quitação de multas ou pendências que impedem o exercício do voto.
Com quantos anos é possível tirar o primeiro título de eleitor?
Atualmente, o primeiro título pode ser solicitado de forma voluntária a partir dos 15 anos de idade. No entanto, só será possível votar caso o eleitor tenha completado 16 anos até a data do primeiro turno, que este ano será no dia 4 de outubro.
Santa Catarina tem aumento no número de eleitores
De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral de SC (TRE-SC), dos 8,1 milhões de habitantes do estado, 5,5 milhões estão aptos para votar atualmente. Entretanto, o órgão estima que nas eleições deste ano, Santa Catarina deve receber um aumento de 1,1 milhão de eleitores. O aumento é influenciado, principalmente, pela migração para o estado catarinense.
Segundo dados do Censo de 2022, Santa Catarina teve uma taxa líquida de migração de 4,66% entre 2017 e 2022. Outro fator que pode colaborar para o aumento do eleitorado é o número de adolescentes de 15 a 17 anos que não possuem título de eleitor. Atualmente, o estado possui 289 mil jovens nesta faixa etária, sendo que 90% deles não possuem título de eleitor.
*Sob supervisão de Fernando Bortoluzzi
Roubo de arma para assaltos teria motivado latrocínio em Rio do Sul
Suspeitos presos teriam se envolvido em outros dois crimes no Alto Vale
Os três homens suspeitos do assassinato de dois idosos em Rio do Sul, no Vale do Itajaí, teriam roubado a espingarda de uma das vítimas para realizar um assalto na vizinha de Presidente Getúlio. Os crimes ocorreram entre este domingo (17) e…





