Trata-se de um Projeto de Lei de autoria do vereador Anderson Santos (Podemos) que tramita na Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú / Foto: Facebook
Tramita na Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú o Projeto de Lei Ordinária nº 345/2025, de autoria do vereador Anderson Santos, que propõe a substituição do pagamento de multas de trânsito leves e médias, de competência municipal, pela doação voluntária de sangue ou pela inscrição como doador de medula óssea. A proposta mantém o registro da infração e a pontuação na CNH, não caracterizando anistia, e só se aplica a condutores sem reincidência da mesma infração nos últimos 12 meses, além de ser uma escolha facultativa do infrator. A iniciativa se destaca por transformar uma penalidade em ação solidária, unindo responsabilidade no trânsito e benefício social direto, especialmente em um cenário de constante necessidade de doadores. É uma ideia simples, de grande impacto e baixo custo, que poderia ser adotada por outros catarinenses e replicada Brasil afora, mostrando que criatividade e sensibilidade social podem fortalecer as políticas públicas locais.
Governo do Estado priorizando obras estruturantes

Mesmo sem contar com recursos do Governo Federal, Santa Catarina segue avançando em obras estruturantes graças a uma política clara de priorização e uso responsável de recursos próprios. A liberação do segundo elevado da rodovia Antônio Heil, em Itajaí, é um exemplo concreto dessa estratégia. Trata-se de uma intervenção que ataca um gargalo histórico da mobilidade catarinense, melhora a ligação entre o Vale do Itajaí e o Litoral Norte e fortalece a integração logística com a BR-101, eixo fundamental para o escoamento da produção industrial e agrícola do estado. A entrega antecipada da obra, nove meses antes do prazo, reforça não apenas a capacidade de execução do governo estadual, mas também um modelo de gestão baseado em planejamento, pagamento em dia e fiscalização eficiente. Ao investir mais de R$ 60 milhões com recursos próprios, o governador Jorginho Mello sinaliza que infraestrutura não é promessa de discurso, mas política pública com impacto direto na segurança viária, na redução de custos logísticos e na geração de empregos. Em tempos de escassez de apoio federal, iniciativas como essa evidenciam que protagonismo do Governo de SC.




