21 de junho de 2024
TVBV ONLINE
Esportes

Verstappen vence na Áustria e se isola como 5º maior vencedor da F1

Holandês ainda arriscou no fim e conquistou o ponto extra da melhor volta da prova

Max Verstappen venceu com autoridade o Grande Prêmio da Áustria deste domingo (2), no Red Bull Ring. Foi a sétima vitória do holandês da Red Bull em nove etapas na temporada 2023 da Fórmula 1.

O resultado ainda valeu ao bicampeão marcas importantes na F1. Com 42 vitórias, ele se isola como o quinto maior vencedor da história da categoria. Além disso, venceu pela quarta vez em Spielberg, tornando-se o maior vencedor da história do GP da Áustria.

Completando o pódio, Charles Leclerc (Ferrari) foi o segundo colocado, com Sergio Pérez (Red Bull) em terceiro. Competitiva, a Ferrari ainda colocou Carlos Sainz em quarto lugar.

 

A Aston Martin teve Fernando Alonso em sexto lugar e Lance Stroll em décimo. Na Mercedes, Lewis Hamilton terminou em sétimo, uma posição à frente do companheiro de equipe, George Russell.

Completando as dez primeiras posições, Lando Norris (McLaren) foi o quinto, com Pierre Gasly (Alpine) em nono. A ponto extra da volta mais rápida foi para o próprio Verstappen, que colocou pneus macios a poucas voltas do fim e registrou o feito na última volta.

Os pilotos com mais vitórias na Fórmula 1

  1. Lewis Hamilton (GBR): 103 vitórias
  2. Michael Schumacher (ALE): 91 vitórias
  3. Sebastian Vettel (ALE): 53 vitórias
  4. Alain Prost (FRA): 51 vitórias
  5. Max Verstappen (HOL): 42 vitórias
  6. Ayrton Senna (BRA): 41 vitórias
  7. Fernando Alonso (ESP): 32 vitórias
  8. Nigel Mansell (GBR): 31 vitórias
  9. Jackie Stewart (GBR): 27 vitórias
  10. Jim Clart (GBR) e Niki Lauda (AUT): 25 vitórias

Maiores vencedores do GP da Áustria

Com a vitória deste domingo, Max Verstappen chegou a quatro vitórias no GP da Áustria (2018, 2019, 2021 e 2023) e se tornou o maior vencedor da história da prova. O holandês supera os números de Alain Prost, com três (1983, 1985 e 1986). Jo Siffert também venceu três vezes, mas duas em edições extracalendário (1968 e 1969) e uma edição oficial (1971).

Próxima corrida

Os pilotos voltam à pista já neste final de semana para o Grande Prêmio da Inglaterra, em Silverstone. A décima etapa da temporada tem cobertura completa da Band-TVBV.

Fonte: Band
Foto: F1 / Divulgação