Instabilidade deve perder a força ao longo da noite, com previsão de chuvas fracas e isoladas
Nesta quarta-feira (31), véspera de Ano Novo, a previsão ainda é de temporais em toda Santa Catarina. Eles devem começar no no início da tarde, apesar de menos intensos que nos dias anteriores. No Leste do estado, o risco é considerado alto para alagamentos, enxurradas, deslizamentos, quedas de árvores e destelhamentos. As condições devem ser mais intensas entre as regiões do Litoral Norte, Grande Florianópolis, Médio e Baixo Vale do Itajaí e partes do Planalto Sul, onde os temporais podem ser acompanhados de raios, rajadas de vento e granizo. Nas demais regiões, o risco varia de moderado a alto. Ao longo da noite, as instabilidades devem perder força, e na virada do ano, a previsão é de chuvas fracas e isoladas, sem risco de ocorrências graves.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
Especialmente entre o Litoral catarinense e parte do Vale do Itajaí, a chuva pode acumular entre 150 mm e 200 mm, com locais que podem superar estes valores. A Defesa Civil recomenda que durante os temporais, a população busque um local abrigado, longe de janelas e objetos que possam ser arremessados. Em caso de ventos fortes evite transitar e/ou abrigar-se próximo de árvores, placas, muros e postes de energia. Já em caso de chuva intensa com alagamentos, jamais atravesse ruas alagadas ou pontes e pontilhões submersos.
As temperaturas seguem elevadas, chegando a 33°C no Vale do Itajaí e Litoral Norte, enquanto nas demais regiões os termômetros oscilam entre 25°C e 30°C.
Confira a previsão para os próximos dias
Na quinta-feira (1º), primeiro dia de 2026, Santa Catarina pode registrar temporais e pancadas de chuva entre o fim da manhã e o final do dia, devido ao aquecimento e à umidade na atmosfera. As áreas mais afetadas devem ser o Litoral Norte e a Grande Florianópolis, além de partes dos Planaltos e do Litoral Sul, onde o risco é considerado alto para alagamentos, enxurradas, quedas de árvores e destelhamentos. Nas demais regiões, o risco é moderado.
As temperaturas permanecem elevadas, com máximas de 33°C no Litoral Norte e no Vale do Itajaí, em torno de 30°C nas demais regiões e até 26°C na Serra catarinense. O calor intenso deve trazer sensação de abafamento entre a manhã e a tarde.
Na sexta-feira (2) e no sábado (3), a previsão é de fortes rajadas de vento, que podem ultrapassar os 80 km/h no Litoral de Santa Catarina. No entanto, ainda há possibilidade de temporais e pancadas de chuva acompanhadas de raios e chuva intensa, com risco de alagamento e enxurradas pontuais no estado. As temperaturas devem ser altas, trazendo uma sensação de abafamento entre a manhã e a tarde.
*Com revisão de Bernardo Ebert
Réveillon de Florianópolis promete ser especial e expectativa para o evento é alta
Show pirotécnico dará mais destaque para Ponte Hercílio Luz, que completa 100 anos em 2026
A festa do Réveillon que marca a virada de 2025 para 2026 promete ser especial para Florianópolis. Em maio do ano que vem, a Ponte Hercílio Luz, principal cartão postal da cidade, completa 100 anos de história. Por conta disso, a “Velha Senhora” terá ainda mais destaque, com um espetáculo de luzes, trilha musical especial e a cascata, que é uma das principais atrações da queima de fogos na Beira-Mar Norte e Beira-Mar Continental.





