9 de outubro de 2025
TVBV ONLINE
Clima / Tempo

VÍDEO: Avanço da maré provoca estragos em residências nos Ingleses

Imagem: Defesa Civil de Florianópolis/Reprodução
Picos de 1,40 metro estão acima dos registros da série histórica em Florianópolis

Doze residências na orla da Praia dos Ingleses, no norte de Florianópolis, sofreram danos ao serem atingidas por ondas provocadas pela maré alta na noite desta segunda-feira (6). Cinco postes de iluminação também foram comprometidos.

Os estragos, como queda de muros e rompimento de tubulações, foram concentrados na região do Canto Sul da praia, ponto considerado crítico pela Defesa Civil municipal. Segundo o órgão, cerca de 300 metros da orla foram engolidos pela erosão, que não chegou a afetar os outros 3 quilômetros de extensão. O local recebeu uma obra de engodamento no ano de 2023, com investimento de R$ 19 milhões.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

Segundo a Prefeitura de Florianópolis, a erosão da faixa de areia e o avanço do mar estão acima da média histórica, com picos de até 1,40 metro. O cenário não é esperado para esta época do ano, mas vinha sendo acompanhado pela Defesa Civil nas últimas semanas e levou o município  a ampliar as ações para mitigar os impactos e prevenir novos estragos associados ao fenômeno, a curto e longo prazo.

Uma vistoria técnica está prevista para a tarde desta terça-feira (7) e deve definir as intervenções necessárias a curto prazo. Equipes da Secretaria de Infraestrutura e Manutenção da Cidade também aguardam a melhoria das condições climáticas para realizar a manutenção na faixa de areia.

Ainda de acordo com a Prefeitura, as medidas a longo prazo serão avaliadas em conjunto com o Instituto do meio Ambiente (IMA) sobre a capacidade de proteção da costa naquela região. Uma das alternativas pode ser a construção da nova Avenida Beira-mar no local. A obra está ainda em planejamento e poderá prever a criação de novos elementos de segurança na fundação.

> Avanço do mar coloca cidade do Litoral Norte em situação de emergência

O monitoramento meteorológico da Defesa Civil estadual emitiu avisos meteorológicos sobre os fortes ventos e as condições de mar agitado. Rajadas de vento sul eram esperadas entre esta segunda e terça-feira, com velocidades que podem chegar a  70km/h, especialmente na Grande Florianópolis, com vento médio entre 20 e 30 km/h. Com isso, são esperadas ondas com alturas entre 2,5m e 3,0m próximo à costa e ainda maiores em alto mar.

           

             

Avanço do mar coloca cidade do Litoral Norte em situação de emergência

Ressaca e erosão intensas ameaçam ruas e imóveis próximos à costa

A Prefeitura de Barra Velha, no Litoral Norte de Santa Catarina, decretou situação de emergência no último domingo (5) por conta do avanço do mar sobre ruas e imóveis próximos à praia. Eventos intensos de ressaca marítima e erosão costeira têm ameaçado a infraestrutura e edificações na região.

Continue lendo