Condutor foi preso horas depois e tacógrafo revelou irregularidades na condução
O motorista de um caminhão que causou um acidente e seguiu viagem sem prestar socorros foi preso na tarde desta quarta-feira (4) pela Polícia Rodoviária Federal. A ocorrência foi registrada por volta do km 218 da BR-480, na altura de Chapecó, no Oeste do estado, por volta das 12h20, quando provocou o tombamento de um caminhão e fugiu. O suspeito deverá responder por dois crimes previstos no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
O momento foi capturado por câmeras de videomonitoramento instaladas no veículo da vítima. As imagens mostram (veja abaixo) o veículo conduzido pelo suspeito passando em alta velocidade ao lado do caminhão da vítima que, ao ser fechada, tenta desviar, perde o controle e tomba, destruindo parte da mureta. O condutor não se feriu. O causador do acidente fugiu, mas foi localizado horas depois no pátio da empresa que trabalha, onde carregava o veículo.
Vídeo
Bafômetro zerado
Aos policiais, o condutor, identificado como um homem de 40 anos, disse que perdeu o controle do veículo em certo momento e que não percebeu que causou o acidente. Ele foi submetido ao teste do bafômetro, que não constatou presença de álcool no corpo do suspeito. No entanto, o disco do tacógrafo revelou que ele estava a quase 120 km/h no momento do acidente, muito acima da permitida – 90 km/h. Além disso, pelos registros o motorista não cumpriu as 11h mínimas de tempo de descanso obrigatório nas últimas 24h de trabalho (infração média prevista com multa de R$ 195,16 segundo o CTB).
Crimes
Ele foi conduzido à Delegacia de Polícia de Chapecó, onde poderá responder pelo crime do Artigo 305 do CTB “Afastar-se o condutor do veículo do local do sinistro, para fugir à responsabilidade penal ou civil que lhe possa ser atribuída”. Devido às manobras mostradas no vídeo, também poderá, no entender da polícia judiciária, responder pelo crime do artigo 308 do CTB: “Participar de exibição ou demonstração de perícia em manobra de veículo automotor, gerando situação de risco”.
Tenistas estrangeiros presos por racismo em SC viram réus em processo criminal
Caso aconteceu em Itajaí, no Litoral Norte, após dupla ser derrotada em uma partida de um torneio internacional
Dois tenistas estrangeiros, um venezuelano e outro colombiano, viraram réus em uma ação do Ministério Público de Santa Catarina por conta de um crime de racismo ocorrido em um evento esportivo no estado. A denúncia foi protocolada nesta quinta-feira (5) pela 40ª Promotoria de Justiça da Capital. O caso foi registrado no dia 22 de janeiro, durante o Itajaí Open Tennis, disputado no Litoral Norte. Um dos acusados foi denunciado pelo crime de injúria racial, enquanto o outro responderá por incitação ao preconceito.





