Homem foi identificado e conduzido em flagrante e responderá por maus-tratos
Um cavalo em condições de completa negligência foi resgatado e o tutor foi preso em flagrante por maus-tratos em Florianópolis nesta quinta-feira (21). O animal foi encaminhado para cuidados médico-veterinários na Cavalaria da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC).
De acordo com a Polícia Civil (PCSC), que mobilizou o resgate após denúncias de populares, o cavalo estava em uma propriedade no bairro São João do Rio Vermelho, no Norte da Ilha. Ele foi encontrado bastante debilitado, deitado a céu aberto e já sem forças para reagir.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
A situação foi verificada pela Delegacia de Proteção Animal da Capital (DPA/DIC), em operação conjunta com a Diretoria de Bem-Estar Animal (Dibea) e a Guarda Municipal de Florianópolis (GMF). Os agentes constataram que o cavalo estava sem receber qualquer cuidado ou atendimento médico-veterinário providenciado pelo tutor.
O proprietário do animal foi identificado, localizado e conduzido em flagrante pelo crime de maus-tratos a equino. Ele irá responder criminalmente e, se condenado, pode pegar até um ano de prisão, além de multa.
Foi necessária uma ação conjunta entre as instituições para conseguir resgatar o animal e encaminhá-lo à Cavalaria da PMSC. Ainda de acordo com a PCSC, os devidos cuidados serão prestados conforme convênio firmado pela Prefeitura de Florianópolis.
SUS fornecerá canetas emagrecedoras? Veja o que diz o Ministério da Saúde
Fornecimento gratuito custaria R$ 8 bilhões por ano aos cofres públicos
A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) analisou um pedido de incorporação da liraglutida e a semaglutida – medicamentos presentes em canetas emagrecedoras como Ozempic e Wegovy – no Sistema Único de Saúde (SUS). O pedido foi feito pela Novo Nordisk, farmacêutica fabricante do Wegovy.