Em Florianópolis também foi registrada temperatura baixa em um evento considerada extremamente raro
Moradores da Serra catarinense foram surpreendidos no amanhecer desta terça-feira (11) com um raro episódio de geada tardia. Os termômetros no município de São Joaquim marcaram penas 0,2°C na estação meteorológica da Prefeitura Municipal, nas proximidades do centro da cidade. A cena típica do inverno revelou pelas primeiras horas o gelo cobrindo as plantas e o frio chegando a congelar a superfície da água de pequenas poças e recipientes com água. As imagens, cedidas pelo fotojornalista Mycchel Legnaghi, surpreenderam pela intensidade e beleza.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
O registro deste fenômeno em novembro é considerado prejudicial para a agricultura, principalmente em função do período onde ocorre a floração e a brotação das plantas frutíferas, como as macieiras. Como a geada foi isolada, nas áreas de baixada do Jardim Bandeira e do Vale do Caminhos da Neve, não houve danos às lavouras. Em Florianópolis também foi registrada temperatura baixa atípica nesta terça-feira com os termômetros marcando no Norte da Ilha 9,7°C. A situação é considerada extremamente rara para o mês de novembro, fato que pode ter ocorrido apenas quatro vezes em mais de um século.
Segundo o meteorologista Piter Scheuer, a temperatura mínima ficou próxima dos 5°C a 8°C na maior parte das cidades serranas. “São Joaquim, Bom Jardim da Serra, Urupema e Urubici ficou entorno de 1°C a 2°C com formação de geada nas baixadas e vales. A situação é comum para os padrões, que é registrado durante todo o ano, mas quando o céu fica aberto e não existem nuvens para segura o calor em superfície o ar frio fica concentrado nas baixadas e vales e ocorre a formação de geada”, explicou o meteorologista.
Confira as mínimas deste amanhecer:
0,2°C São Joaquim/PMSJ/INMET
0,3°C Bom Jardim/PMBJ/INMET
2,1°C Urubici/PWS 2,1 PainelPWS
2,3°C Urupema/**Epagri
5,5°C Rancho Queimado/INMET
Este foi um episódios mais tardios de geada do ano, consolidando 2025 como um dos anos mais frios e ativos em registros de geada na Serra Catarinense. De acordo com um levantamento da Climaterra, foram registrados 100 dias com geada ao longo deste ano, sendo que no período anterior ocorreram 68 dias com marcas negativas em 2024.
Mínimas mais expressivas de 2025:
-10,4°C Bom Jardim da Serra SC/PMBJ em 2/7/25
-10,2°C São Joaquim SC/Climaterra em 2/7/25
–9,4°C Parque Nacional do Itatiaia RJ em 14/6/25.
-9,1°C Urubici SC/PWS em 2/7/25
-9,1°C Pinheiro Machado RS/PWS em 2/7/25
Perícia aponta substância em refrigerante que intoxicou trabalhadores de hospital
Suspeita do crime é tia de ex-funcionário afastado após denúncias de assédio sexual
As investigações acerca de uma suposta intoxicação de profissionais da saúde do município de Santa Cecília, na região serrana, deram um importante passo nesta segunda-feira (10). Um laudo apresentado à Polícia Civil de Santa Catarina revelou…















