13 de fevereiro de 2026
TVBV ONLINE
Clima / Tempo

VÍDEO: Laguna decreta situação de emergência após vendaval atingir a cidade

Foto: Defesa Civil de Santa Catarina
Temporal deixou parte da cidade sem energia e provocou danos em escolas, residências e serviços públicos

A Prefeitura de Laguna, na região Sul de Santa Catarina, decretou situação de emergência, na manhã deste domingo (28), após um forte vendaval atingir todos os bairros do município na tarde de sexta-feira (27). A tempestade causou estragos em prédios públicos, casas, na rede elétrica, prejuízos ao comércio e à agricultura. Além disso, pessoas ficaram desalojadas. A decisão levou em conta os alertas emitidos pela Defesa Civil estadual e municipal.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

O temporal atingiu tanto a área urbana quanto comunidades do interior. Segundo a prefeitura, escolas, creches e o prédio do Porto Pesqueiro sofreram danos. A rede de energia elétrica também foi afetada, deixando grande parte do município sem energia por um longo período. Houve ainda registros de casas destruídas ou danificadas, além de perdas na agricultura e no comércio local.

O Decreto

Com o decreto, assinado pelo prefeito Peterson Crippa da Silva, todos os órgãos municipais passam a atuar de forma conjunta, sob a coordenação da Comissão Municipal de Proteção e Defesa Civil, para atender a população, avaliar os prejuízos e trabalhar na recuperação das áreas atingidas.

A medida também autoriza a convocação de voluntários e a realização de campanhas para arrecadação de donativos. Além disso, facilita o acesso do município a recursos dos governos estadual e federal. Em situações de risco, equipes da Defesa Civil poderão entrar em imóveis para prestar socorro ou retirar moradores de áreas perigosas. Caso propriedades particulares sejam usadas nessas ações, os donos têm direito a indenização se houver danos.

O decreto prevê ainda a retirada de moradores de imóveis localizados em áreas consideradas inseguras, com realocação para locais mais protegidos. Também fica autorizada a contratação emergencial de obras, serviços e materiais necessários para o atendimento da população e a reconstrução da cidade, conforme prevê a legislação federal.

Ações da prefeitura

Para atender a população afetada pelo vendaval, a Prefeitura de Laguna, por meio da Defesa Civil Municipal, disponibilizou dois pontos fixos de atendimento presencial no município. Nos locais, equipes orientam os moradores, realizam cadastros e prestam apoio às famílias que precisam de auxílio, especialmente para a solicitação de telhas e lonas.

Os atendimentos ocorrem no Centro de Atendimento ao Turista (CAT), no Portinho, e na Intendência da Região da Ilha, localizada na Rodovia SC-100, na Passagem da Barra, em frente ao acesso à Praia da Tereza. Neste segundo ponto, o atendimento é realizado das 13h30 às 18h.

Além do atendimento presencial, a Defesa Civil informa que a população também pode buscar orientações, tirar dúvidas e registrar demandas por meio do WhatsApp, pelo número (48) 92000-7313.

Como parte das ações de apoio às famílias atingidas, foi realizada uma campanha de arrecadação de donativos. Entre os itens solicitados estão cestas básicas, kits de higiene pessoal e limpeza doméstica, além de telhas, cumeeiras, colchões e kits de acomodação para adultos e crianças.

O decreto já está em vigor e terá validade de 180 dias.