11 de dezembro de 2025
TVBV ONLINE
Policial

VÍDEO: Mais de 20 cães são resgatados de criações clandestinas em SC

Foto: Polícia Civil (PCSC)
Canis em Navegantes e Blumenau mantinham animais em situação extrema de maus-tratos

A Polícia Civil (PCSC) resgatou 26 cães em situações de intensos maus-tratos em duas criações clandestinas nas cidades de Navegantes, no Lirotal Norte, e Blumenau, no Vale do Itajaí. Uma pessoa foi presa nesta quarta-feira (10) e os animais foram encaminhados para tratamento veterinário.

Em Navegantes, um canil montado em uma residência no bairro Meia Praia comercializava cães da raça Jack Russell Terrier Australiano de pelo liso para todo o país. O comércio foi desarticulado após denúncias de que os animais estavam sendo mantidos em condições precárias chegarem à Prefeitura e à PCSC.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

Ao todo, 19 cães foram resgatados no local. Os animais eram mantidos em baias dentro de uma garagem fechada e sem circulação de ar, onde a temperatura era muito elevada, além de em outros cômodos – um deles, em um pequeno banheiro escuro. De acordo com a PCSC, os cachorros eram mantidos trancados e recebiam a visita do responsável apenas uma vez ao dia para fornecer alimentação e água.

Os fiscais da Prefeitura de Navegantes constataram ainda a falta das licenças necessárias para o funcionamento e o claro descumprimento das normas sanitárias para operação. O local também não possuía um responsável técnico e o proprietário não foi encontrado.

A Polícia Civil instaurou inquérito sobre o caso e já conseguiu identificar o responsável pelo canil clandestino. Ele possui uma empresa constituída para a comercialização dos cães, mas com sede em outro endereço da cidade. “O proprietário do imóvel, ou quem estiver diretamente ligado à criação dos animais, será responsabilizado conforme prevê a legislação”, afirmou o delegado Osnei Valdir de Oliveira.

Os 19 animais foram levados para o Departamento de Assistência e Bem-Estar Animal (Daba), onde passaram por avaliação com médico veterinário. “Os cães serão examinados, castrados e vão receber todos os cuidados imediatos. Neste momento, nossa maior prioridade é conseguir lares temporários para todos eles até que a situação seja resolvida”, disse a secretária de Proteção e Cuidado Animal de Navegantes, Sorilei Dapper.

‘Matriz’ em desnutrição severa

Já em Blumenau, um homem foi preso em flagrante por manter uma criação de Pit Bulls para a venda no bairro Velha Central. Uma fêmea e seis filhotes foram resgatados de condições extremamente precárias, também nesta quarta-feira. O proprietário, de 33 anos, responderá pelo crime de maus-tratos, que estabelece pena de reclusão de 2 a 5 anos, multa e proibição da guarda de novos animais.

Segundo a PCSC, a cadela estava em estado de extrema desnutrição, infestada por pulgas e ainda amamentava os seis filhotes. A avaliação veterinária identificou que o animal apresentava lesões de pele e mastite (inflamação das glândulas mamárias), condição que causa intensa dor em fêmeas lactantes.

O ambiente não possuía alimentação e a única água disponível era extremamente suja para consumo. Os animais foram apreendidos e encaminhados ao Centro de Proteção e Bem-Estar Animal (CEPREAD) da Prefeitura de Blumenau para cuidados médicos veterinários urgentes.

           

             

Inmet emite alerta máximo para nova onda de temporais em SC

Chuva intensa, vendavais e risco de granizo coloca 14 cidades em atenção; veja a lista

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho de “Grande Perigo” para um novo sistema de temporais que deve avançar sobre Santa Catarina nesta quinta-feira (11). Há risco de tempestades com chuva intensa em pouco espaço de tempo, granizo e rajadas de vento acima de 100 km/h.

Continue lendo