14 de julho de 2024
TVBV ONLINE
Clima / Tempo Ocorrência

Vídeo: Mais um tornado em Santa Catarina? Meteorologista explica fenômeno registrado

“Tromba” foi registrada em comunidade no Mei-Oeste

Imagens que circulam pela internet de um suposto tornado em Santa Catarina levantou a curiosidade dos usuários nesta quarta-feira (29) por conta das condições de clima instável e chuva persistente que atingem todas as regiões do estado desde o início da semana. O fenômeno foi registrado na divisa entre os municípios de Rio das Antas com Videira, na região Meio-Oeste. Confira o registro abaixo.

O vídeo foi analisado pelo meteorologista Piter Scheuer, que confirmou que o fenômeno se tratava de um Tornado de categoria F0. “Este tipo de tornado tecnicamente é uma tromba terrestre e é formado a partir de estruturas unicelulares”, explicou Scheuer em uma rede social.

Segundo o meteorologista, “tromba” é o apelido que se dá a tornados que não se formam a partir das nuvens de temporais, as supercélulas. As trombas são mais fracas e têm duração mais curta em comparação a tornados formados por tempestades supercelulares. A sequência de eventos que causam um tornado também é diferente da que forma uma “tromba”.

 

Confira o registro

 

Imagens: Reprodução/Ivanize Gaio