Quadrilha lavou R$ 35 milhões do tráfico em Santa Catarina e a ação foi realizada em 10 cidades catarinenses e em quatro outros estados
A operação foi deflagrada na manhã desta terça -feira (05) em dez cidades catarinenses, além do Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo e Mato Grosso. O objetivo foi desarticular quadrilhas envolvidas com o tráfico de drogas e a lavagem de dinheiro. Foram cumpridas 35 ordens judiciais, além do sequestro sobre bens e valores de R$ 35 milhões.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
Os mandados de busca e apreensão foram efetivados Balneário Camboriú, Camboriú, Campo Alegre, Criciúma, Içara, Itapema, Penha, São Francisco do Sul, São José e Tubarão. No rio Grande do Sul o mandado foi cumprido em Porto Alegre. Em São Paulo nas cidades de Osasco, Americana, São Roque, e São José dos Campos. Já no Paraná foram três mandados em Curitiba. Além de dois em Goiânia, em Goiás, e outros dois em Itaquiraí, no Mato Grosso do Sul.
As investigações iniciaram em setembro de 2023 a partir de uma ação da Polícia Federal (PF). A partir deste ponto, em 2024, um suspeito ligado ao mesmo esquema criminoso foi preso em flagrante com 33kg de cocaína. Com isso, foi confirmada uma “expressiva movimentação financeira com indícios de origem ilícita”, apontou a PF. Da mesma, os agentes identificaram uma complexa estrutura de pessoas e empresas voltadas para a lavagem de dinheiro.
O trabalho da operação, denominada “E treta”, foi realizado pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Santa Catarina (FICCO/SC). O grupo é formado por representantes da Polícia Civil (PCSC), PF e Secretaria de Justiça e Reintegração Social de Santa Catarina.
Casos de anonimato de juízes geram controvérsia no direito
OAB diz que medida é inconstitucional; TJ defende medida e diz que magistrados podem ser identificados posteriormente
Desde que foi instalada, em junho deste ano, a Vara de Organizações Criminosas passou a concentrar todos os casos que envolvem organizações criminosas em Santa Catarina. Ao todo, são, 2087 processos desse tipo no estado….