Apreensão de 457 toneladas revela esquema organizado de exportação ilícita
Uma carga de mais de R$ 2,1 milhões em minério de cobre foi apreendida nos portos de Itapoá, no Litoral Norte de Santa Catarina, e Paranaguá, no Paraná, após a Receita Federal (RFB) descobrir um esquema de escoamento de minério de origem irregular para exportação. As ações ocorreram na primeira semana deste mês de dezembro.
Segundo a RFB, a carga apreendida totaliza mais de 457 toneladas de minério de cobre, que estavam distribuídas em 17 contêineres que tinham como destino a China. As investigações, que envolveram os setores de inteligência e de análise de risco fiscal, revelaram que os responsáveis utilizavam empresas fantasmas e utilizaram diferentes portos no país para burlar a fiscalização e exportar o minério.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
A origem do cobre era apresentada pelas exportadoras como empresas que sequer possuíam atividades regulares e contínuas, empregados registrados no quadro de pessoal ou qualquer estrutura operacional, o que sugere que o registro serve apenas como suporte documental para as operações de exportação. Para a Receita, a estratégia evidencia a origem ilícita dos minérios comercializados.
Para burlar a fiscalização e perpetuar o esquema, foram constatadas fraudes aduaneiras em sequência e em curto período de tempo nos Portos de Vila do Conde (PA), Pecém (CE), Salvador (BA) e Santos (SP), e agora em Paranaguá (PR) e Itapoá (SC). Toda vez que a carga ilegal era identificada nas aduanas, os suspeitos migravam as operações de exportação para outras unidades da Receita Federal.
As investigações revelaram ainda que o esquema envolve sócios com histórico de autuações por contrabando de minério, tentativa de exportação de minério de cobre de origem ilícita com uso de documentos falsos, uso indevido e não autorizado da documentação para exploração de minérios e não comprovação da origem lícita de recursos. O caso segue sob investigação.
Violento acidente deixa um morto na BR-282 no Oeste de SC
Com o impacto, a vítima chegou a ser arremessada do carro, que ficou destruído
Um grave acidente de trânsito deixou uma pessoa morta no começo da manhã desta quarta-feira (17) na BR-282 próximo a Vargeão, no Oeste de Santa Catarina. A vítima, identificada como Adelberto Vitor Wiltgen, de 57 anos, chegou a ser arremessada do veículo por conta da violência do impacto.









