Acumulados de chuva chegaram a 85 mm, com vendavais e granizo em diversas cidades
Um forte temporal com chuvas intensas, ventos fortes e granizo causou estragos em cidades do Oeste de Santa Catarina na noite desta segunda-feira (29). De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar (CBMSC), foram registrados alagamentos, destelhamentos e quedas de árvores em diversas cidades. Não há registro de feridos.
As instabilidades iniciaram por volta das 20h, por conta de uma área de baixa pressão atmosférica que avançou pelo sudoeste do Paraná. De acordo com dados da Epagri/Ciram, os ventos na região chegaram a cerca de 60 km/h. A chuva chegou com força e em curto período de tempo, com acumulados de 85 mm em Xanxerê, que registrou alagamentos em diversas ruas que precisaram ser bloqueadas (veja abaixo), além de destelhamentos.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
Os acumulados de precipitação chegaram a 40 mm em Águas de Chapecó, onde a força dos ventos arrancou o telhado edificação, que foi arremessado contra uma casa e um carro, além da rede elétrica. Equipe do CBMSC, Celesc e da Defesa Civil do município foram acionadas para isolar o local e gerenciar os danos.
Em Chapecó, a Defesa Civil municipal atendeu mais de 60 ocorrências causadas pelo temporal. As regiões mais atingidas foram o distrito de Marechal Bormann, a Aldeia Kondá, Água Amarela, Toldo Chimbangue e o bairro Vederti. Houve destelhamentos, obstrução de vias e também uma interdição de uma edificação e situação de risco. Uma família foi desalojada e as famílias atingidas receberam lonas para cobrir os telhados.
Já em Cunha Porã, os Bombeiros atenderam quedas e árvores na região central e inundações em ruas e margens de rios no interior do município. Na localidade de Linha da Glória, uma ponte e parte de uma estrada rural ficaram totalmente submersas após uma forte enxurrada. Ainda de acordo com o CBMSC, ocorrências também foram registradas em Maravilha, onde as fortes chuvas danificaram estradas rurais e afetaram ao menos seis residências; Seara e Concórdia, onde houve também quedas de árvores sobre vias.
Veja os registros de Xanxerê e região
Previsão de mais temporais
A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu nesta terça-feira (30) um novo aviso meteorológico sobre temporais que devem atingir toda a porção central do estado. O dia começou já com temporais isolados no Oeste, que devem se estender para as demais regiões com o avanço de uma frente fria, associada a um sistema de baixa pressão no sul do Paraguai.

Os temporais devem vir acompanhados de chuva pontualmente intensa, raios, fortes rajadas de vento e granizo. De acordo com o aviso, o risco é moderado a alto para ocorrências associadas a alagamentos e enxurradas pontuais, destelhamentos, queda de galhos e árvores e danos na rede elétrica no Meio-Oeste, Planaltos, Alto e Médio Vale do Itajaí, Litoral Norte e parte do Litoral Sul e da Grande Florianópolis. Nas demais regiões, o risco é moderado.
Criminosos especialistas em roubo de cargas e caminhões são alvo da PF
Trinta e cinco pessoas foram presas e 49 mandados de busca e apreensão cumpridos em cinco estados brasileiros
Um grupo criminoso especializado em roubos de cargas e caminhões foi alvo da Operação Vareio, realizada pela Polícia Federal (PF) na manhã desta terça-feira (30). Ao todo, 35 pessoas foram presas e 49 mandados de busca e apreensão cumpridos em cinco estados brasileiros.