14 de julho de 2024
TVBV ONLINE
Cotidiano

Vídeo: Teste da nova iluminação cênica da Ponte Hercílio Luz ilumina Florianópolis

Fotos: Ricardo Wolffenbüttel / Secom

Obra está prevista para ser entregue em setembro

Um dos mais famosos cartões-postais do estado em breve estará de cara nova. A Ponte Hercílio Luz, que conecta a Ilha de Santa Catarina ao Continente, passou na noite dessa terça-feira (18) pelo primeiro grande teste técnico das obras da nova iluminação cênica, realizado pela Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE).

Era por volta de 21h10 quando as primeiras das 56 luminárias e dos 2 mil pontos de LED foram testados na face norte das modernas instalações e brilharam os olhos de quem teve o privilégio de acompanhar os trabalhos, fruto de um investimento de R$ 9 milhões do governo do Estado.

Quando finalizada, a iluminação cênica da Ponte Hercílio Luz contará com 1,3 mil luminárias LED coloridas instaladas por toda a ponte, destacando o contorno e a silhueta da estrutura; 124 projetores LED coloridos, distribuídos em quatro modelos diferentes, concentrados principalmente nas duas torres; e 5,5 mil pontos de LED coloridos nos pendurais da ponte, localizados no vão central entre as duas torres.

Confira imagens do teste realizado

Os testes realizados são atividades técnicas necessárias para o correto andamento do contrato. A SIE frisa que essa foi uma operação técnica, e não uma apresentação da iluminação. Quando o contrato estiver concluído, as possibilidades da iluminação cênica serão muito maiores do que aquilo que será verificado nos testes.

O secretário da Infraestrutura e Mobilidade, Jerry Comper, além de acompanhar os testes técnicos, vistoriou o andamento das obras de cima da Hercílio Luz, conversando com engenheiros, técnicos e os trabalhadores. “Quando assumimos a Secretaria, uma das determinações do governador foi para resolver as questões pendentes, e eram várias, que envolviam as obras de iluminação cênica da nossa velha senhora” pontuou Jerry Comper.

Representando a equipe de fiscalização da obra, composta por dois engenheiros eletricistas da SIE, o fiscal Mateus Pool Rodrigues declara que “os testes são importantíssimos para realizar ajustes que não podem ser efetuados sem que os equipamentos estejam em uso”.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBVonline em primeira mão

Segundo o engenheiro, haverá novos testes, que serão mais frequentes conforme se aproxima o término da obra. “A próxima etapa é completar a iluminação da face norte, que só foi parcialmente testada. Depois, o mesmo será feito na face sul. Quando a iluminação estiver completa, toda a lateral da ponte estará iluminada de fora a fora e será possível visualizar a silhueta da ponte, popularmente chamada de ‘sorriso’”, completa ele.

Manutenção

O Superintendente de Planejamento da SIE, engenheiro Alexandre Schaffer, explica que uma das prioridades da equipe da SIE e do governo é a manutenção da iluminação após a entrega da obra, prevista para o começo de setembro deste ano.

“Paralelamente ao fato de estarmos na reta final das obras da iluminação cênica, estamos trabalhando na elaboração de um edital para contratar uma empresa que ficará responsável pela manutenção dos equipamentos que vão garantir o espetáculo de luzes e cores na Ponte Hercílio Luz,” explica Schaffer.