13 de julho de 2024
TVBV ONLINE
Paulo Chagas

Vindima de Altitude se consolida como evento propulsor do turismo serrano

Novidades que impulsionam ainda mais o setor na região, também foram anunciadas

Ao conferir a abertura da 10ª Vindima de Altitude em São Joaquim, a constatação do grande avanço que enoturismo da Serra Catarinense tem dado. A evidência se dá pela organização do evento e da presença de todas as grandes vinícolas da Região. Inovações sentidas também por atitudes. O município de São Joaquim demonstra maturidade em ações para atrair os turistas. Apresentou na sexta-feira (1), um novo Portal, incluindo um audiovisual belíssimo que diz tudo, com poucas palavras e muito visual, o grande potencial turístico do Município, além da parceria firmada com o Sebrae, dentro do Cidade Empreendedora, para a construção da marca turística de São Joaquim, entre outras como o anúncio da criação da Cooper Novilhos.

Quinta Identificação Geográfica

Foto: Paulo Chagas

O evento também se torna importante vetor de boas notícias. Com a presença dos dirigentes do Sebrae Santa Catarina foi dado mais um grande passo para a consolidação do desenvolvimento econômico e turístico de São Joaquim, com a entrega da documentação do processo inicial já realizado para a consolidação da Indicação Geográfica da Carne de Frescal. A partir de agora pode ser dada a entrada no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) para o registro da marca, e, nos próximos meses dar ao município, a quinta IG. Somente São Joaquim tem as IGs do Mel de Melato da Bracatinga, dos Vinhos de Altitude, da Maçã Fuji e do Queijo Serrano. Presentes no ato, como representantes do Sebrae, o presidente nacional do Conselho Deliberativo Nacional, José Zeferino Pedroso, o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae SC, Renato Campos Carvalho, o vice-presidente do Conselho, Marcos Pagani e o gerente regional Altenir Agostini.

Mirante da Serra do Rio do Rastro

Secretário de Estado de Turismo Evandro Neiva / Foto: Paulo Chagas

O Governo do Estado esteve representado pelo Secretário de Estado do Turismo, Evandro Neiva e pelo secretário de Comunicação João Paulo Gomes Vieira. No ano passado, o primeiro ato de Neiva, como titular da Pasta, foi exatamente na abertura da 9ª Vindima. Naquela ocasião previu algumas ações para a Serra Catarinense, visando impulsionar o turismo da Região. Tanto, que anunciou, desta vez, para os próximos dias, a abertura da concessão para a exploração do Mirante da Serra do Rio do Rastro, em Bom Jardim da Serra. Trata-se de uma solução a muito tempo esperada, e que deve culminar com outros investimentos, a exemplo da conclusão da estrada da Rota Caminhos da Neve, até às margens do Rio Pelotas. Aliás, o prefeito de São Joaquim, Giovani Nunes, também aguarda de parte do Governo, a definição da data para inaugurar a Ponte das Goiabeiras, na divisa com o município de Bom Jesus (RS).

Vindima de Altitude

Foto: Wagner Urbano

Considerado o maior evento de vinhos de Santa Catarina, a 10ª Vindima de Altitude espera receber cerca de 15 mil visitantes nos dois primeiros fins de semana do mês de março durante o Vinho & Arte Festival, em São Joaquim. A expectativa é de que até o dia 30 de abril, as vinícolas da Serra, Centro-Oeste e região do Contestado recebam cerca de 50 mil visitantes e turistas de todo o Brasil. Programação completa basta acessar @vinhosdealtitude no Instagram ou no site www.vinhosdealtitude.com.br. Por fim, no próximo final de semana, está sendo esperada a visita do governador Jorginho Mello.