26 de maio de 2024
TVBV ONLINE
Esportes

Vini Jr. já sofreu 10 agressões racistas na Espanha; veja denúncias

Vinicius Júnior foi alvo de 10 episódios de racismo desde 2021 na Espanha,
indica levantamento de jornal espanhol

Vítima de racismo mais uma vez, Vinicius Júnior foi alvo de 10 episódios de preconceito e ódio desde 2021 na Espanha. O levantamento foi feito pelo jornal espanhol “Marca”. Confira abaixo a cronologia.

O episódio mais recente aconteceu no último fim de semana. O brasileiro do Real Madrid foi chamado de “macaco” por torcedores do Valencia e ainda acabou expulso – veja linha do tempo do caso de racismo com Vini Júnior.

Até o momento, nenhum clube envolvido nas ofensas sofreu medidas disciplinares desportivas. Os episódios anteriores foram arquivados ou estão em curso nos tribunais.

 

Agressões racistas contra Vini Jr.

Barcelona x Real Madrid (24 de outubro de 2021)

Torcedores do Barça chamaram Vini Júnior de “macaco” no Camp Nou. Na ocasião, La Liga apresentou uma denúncia à Fiscalía de Odio de Barcelona, mas o caso foi arquivado. As autoridades alegaram que não conseguiram identificar os criminosos.

Mallorca x Real Madrid (14 de março de 2022)

Torcedores imitaram sons de macacos na chegada do Real Madrid ao estádio, e as ofensas ao brasileiro seguiram nas arquibancadas. La Liga apresentou denúncia à Fiscalía de Odio de Baleares, mas o caso foi arquivado.

Atlético de Madrid x Real Madrid (18 de setembro de 2022)

Na semana do dérbi de Madri em setembro do ano passado, um empresário disse na TV espanhola que o brasileiro precisava parar de fazer “macaquice”. O episódio repercutiu bastante e reverberou no clássico.

No dia do jogo, racistas cantaram: “Eres un mono, Vinicius eres un mono”, que significa “você é um macaco, Vinicius você é um macaco”.

Valladolid x Real Madrid (30 de dezembro de 2022)

Contra o time de Ronaldo Fenômeno, Vini Júnior foi chamado de “negro de merd*”. Após esse episódio, La Liga fez uma denúncia em três frentes: Comissão Antiviolência, Comitê de Competição e diretamente no Tribunal nº 4 de Valladolid. Os responsáveis pelos insultos foram identificados.

O Valladolid, por sua vez, abriu processo contra 11 torcedores e tirou os ingressos da temporada do grupo em questão.

Véspera de Real Madrid x Atlético de Madrid (26 de janeiro de 2023)

Um grupo de ultras do Atlético de Madrid simulou o enforcamento de um boneco com a camisa de Vinicius Júnior horas antes do dérbi pela Copa do Rei, em janeiro deste ano. “Madri odeia o Real”, dizia a frase colocada junto do boneco.

La Liga apresentou uma denúncia ao Tribunal de Instrução nº 28 de Madri, e as autoridades ainda tentam encontrar os responsáveis pela ameaça.

Mallorca x Real Madrid (5 de fevereiro de 2023)

Já em fevereiro, novamente contra o Mallorca, Vinicius Júnior foi chamado de macaco. “Vinicius, macaco. Você é um p*** macaco”. O autor foi identificado, e o Mallorca o proibiu de entrar no estádio por três anos.

Osasuna x Real Madrid (18 de fevereiro de 2023)

O atacante brasileiro ouviu insultos racistas das arquibancadas. O caso foi denunciado nos tribunais de instrução de Pamplona, mas ninguém foi identificado até o momento.

Bétis x Real Madrid (5 de março de 2023)

Vini Jr foi chamado de macaco por pessoas que estavam nas arquibancadas do Benito Villamarín. La Liga também apresentou uma denúncia.

Valencia x Real Madrid (21 de maio de 2023)

No último fim de semana, Vini acusou a torcida de o chamar de macaco no segundo tempo. O caso ganhou repercussão mundial, causou revolta de brasileiros e fez o Real cobrar as autoridades. O Valencia, por sua vez, condenou “atos isolados” de alguns torcedores no Mestalla.

Fonte: Band
Foto: Instagram / Reprodução

Esportes

Esportes

Esportes

Esportes

Esportes

Esportes