Um quadro de vertigem, com diagnóstico de labirintite o levou para o Hospital nesta segunda-feira (26). Foto: Site Lula/Agenda
O Presidente Lula, havia antes, na data do dia 19 de maio a previsão de vinda à Santa Catarina. Mas, segundo informações não foi possível devido a compromissos no Palácio do Planalto, incluindo a assinatura do decreto da Nova Política de Educação a Distância (EaD). Seja como for, se nada surgir na mudança da agenda, desta vez, nesta quinta-feira (29), estará participando de um cerimonial de entrega da retomada das operações no Porto de Itajaí, além de anunciar investimentos estratégicos para a modernização e expansão das operações portuária.
Crise de labirintite
Pois não é que surgiu um fato novo, e que pode adiar nova visita à Santa Catarina. O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva apresentou, nesta segunda-feira, 26 de maio, quadro de vertigem, com diagnóstico de labirintite. Realizou exames de imagem e de sangue no Hospital Sírio-Libanês, unidade Brasília. Já se encontra no Palácio da Alvorada, onde deve permanecer em repouso conforme boletim médico. O fato pode resultar em novo adiamento na visita prevista para Santa Catarina, nesta quinta-feira, 29. No entanto, por hora, a agenda segue em aberto, sem a desconfirmação.
Porto de Itajaí
O Porto de Itajaí foi federalizado e agora está sob administração do Governo Federal. A gestão do terminal passou para a Autoridade Portuária de Santos (APS), que também opera o Porto de Santos. A ideia que se propagou é de agora haverá garantia e estabilidade financeira para a continuidade das operações. Tem também a promessa de investimentos na infraestrutura de R$ 689 milhões até 2026. Antes da federalização, a administração era responsabilidade da Prefeitura de Itajaí, por meio de um convênio de delegação. O porto era o único do país sob gestão municipal desde a década de 1990. Concidentemente, a mudança de gestão ocorreu depois da eleição de Robison Coelho, do Partido Liberal (PL), no último pleito.