13 de julho de 2024
TVBV ONLINE
Educação

Volta às aulas da rede municipal de ensino de Florianópolis tem data; confira

Mais de 40 mil estudantes terão calendário com atividades educativas diversas

A Secretaria de Educação de Florianópolis (SME) divulgou nesta quinta-feira (7) o calendário letivo 2024 das escolas da rede municipal de educação. Para dar início aos trabalhos, a Pasta irá realizar o Congresso de Educação Básica, COEB, nos dias 1º e 2 de fevereiro. Já o começo do ano letivo da rede municipal de ensino em escolas e creches está programado para 15 de fevereiro, uma quinta-feira.

Ainda em fevereiro, o calendário da SME prevê o Seminário de Educação Integral, que será realizado de 19 a 21. A ideia é buscar cada vez mais sintonia com os professores para garantir o desenvolvimento dos estudantes em todas as dimensões: intelectual, física, emocional, social e cultural.

 

 

Alfabetização e literatura

O Seminário de Alfabetização será realizado no dia 7 de março. Na ocasião, haverá o lançamento do Plano Municipal de Alfabetização, uma ação do programa do Governo Federal, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. De acordo com a secretária de Educação de Florianópolis, professora Fabricia Luiz Souza, esse espaço de formação oferecerá palestras voltadas para a educação infantil e fundamental, além de espaço de apresentação e compartilhamento de práticas exitosas e de boas práticas na área da alfabetização.

A Semana Municipal do Livro Infantil está garantida de 12 a 18 de abril. O evento, frisa Fabricia Luiz Souza, estimula o gosto pela leitura e escrita. Além disso, visa ampliar o repertório sobre a literatura catarinense, informar sobre processos de produção de livros literários e refletir sobre a escolha de obras de literatura para crianças.

 

Inclusão e cultura

No dia 22 de maio será realizado o Seminário de Educação Inclusiva para formação de gestores e educadores e para promover ainda mais o tema na rede de ensino.

Já o Festival Escolar da Canção terá uma segunda edição. Em junho, o evento acontecerá em diversas regiões da cidade. O Festival conta com representantes de escolas básicas municipais, núcleos de educação infantil municipal, núcleos de EJA, sedes do Bairro Educador e de instituições conveniadas.

Foto: Divulgação/Daiara Camilo

O período de recesso escolar será entre os dias 13 e 28 de julho. A volta às aulas para o segundo semestre letivo acontecerá no dia 29.

 

Robótica

Em agosto, de 26 a 30, as atenções se voltarão para a Semana de Robótica. Estudantes das 39 unidades da Educação fundamental poderão participar do primeiro “Torneio de Robótica”, através de equipes formadas pelos clubes de robótica das escolas. No último dia ocorrerá o TechDay na Escola (Feira de Tecnologia).

 

Saúde de todos

Também será celebrado em agosto o Mês da Saúde do Escolar em toda a rede. Serão executadas diversas ações, envolvendo alimentação saudável e prevenção da obesidade; promoção da atividade física; promoção da cultura de paz e direitos humanos; prevenção das violências e dos acidentes; prevenção de doenças negligenciadas; e prevenção ao uso de álcool, tabaco e outras drogas.

Outros eventos da Saúde do Escolar estão relacionados à prevenção à Covid-19; saúde ambiental; saúde bucal; saúde auditiva; saúde ocular; saúde mental; saúde sexual e reprodutiva e prevenção do HIV/IST; e verificação da situação vacinal. Segundo Fabricia Luiz Souza, a Educação está empenhada em promover a saúde e a cultura da paz, fortalecendo a relação entre as redes públicas de saúde e de educação.

 

Cultura e cinema

Setembro será marcado, de 2 a 27, pela Mostra Cultural da Educação Básica. No mesmo mês, dia 21, acontecerá o Festival da Primavera da EJA (Educação de Jovens, Adultos e Idosos) com música, dança, stand-up, declamação de poesia, diversas oficinas, jogos e brincadeiras.

Em outubro, acontecerá mais uma edição da Mostra de Cinema Infantil, do dia 10 ao 20. Dia 15 será feriado escolar em comemoração ao Dia do Professor. Já no dia 16, ocorrerá o Festival do Minuto da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA).

 

Educação das relações étncio-raciais

No mês da Consciência Negra, novembro, a Secretaria de Educação realiza nos dias 20 e 21 o Seminário Étnico-Racial. Serão discutidos assuntos como a política da Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER), práticas pedagógicas de acordo com as diretrizes curriculares, os avanços na produção acadêmica e as perspectivas e desafios acerca da implementação da ERER na rede municipal de ensino.

Foto/Divulgação: José Somensi

Em dezembro, o término do ano letivo está marcado para o dia 20, sexta-feira, com recesso escolar começando no dia seguinte, 21.

Com mais de 40 mil estudantes, a Prefeitura de Florianópolis, por intermédio da Secretaria de Educação, é responsável por 85 núcleos de educação infantil, os Neims, 39 escolas e 25 locais de atendimento da EJA.