17 de julho de 2025
TVBV ONLINE
Cotidiano

Zap Denúncias tem mais de 7 mil mensagens recebidas em um ano

Imagem: Freepik
Entre os principais problemas denunciados, estão oferta não cumprida/produto não entregue, vício no produto/serviço, ligação de telemarketing abusiva, entre outros

O Zap Denúncias, ferramenta criada pelo Procon para facilitar a interação entre população e órgão, completa um ano de atendimentos nesta quinta-feira (17). A plataforma permite que cidadãos enviem denúncias nas relações de consumo através de fotos, vídeos, texto e arquivos pelo aplicativo WhatsApp no número 48 3665 9057. Desde que foi inaugurada, a ferramenta já recebeu 7.116 mensagens, com média de 55 por dia. O maior pico de reclamações foi registrado no verão, com até 800 mensagens diárias.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

Segundo o Procon, os setores de vestuário/produtos de uso pessoal, supermercados/alimentos/bebidas, bancos, telefonia/tv/internet, combustíveis, varejo e energia elétrica são os que mais tiveram denúncias registradas. Entre as principais infrações estão: oferta não cumprida/produto não entregue, vício no produto/serviço, ligação de telemarketing abusiva, cobrança indevida, publicidade enganosa, má qualidade do produto/serviço, dificuldade de reembolso, preços/juros abusivos e vazamento de dados.

O Procon destaca que não atende reclamações enviadas ao Zap Denúncias, apenas denúncias. A diferença entre os dois está na coletividade. A denúncia diz respeito a um problema coletivo, como produtos vencidos, má prestação de serviços, preços abusivos, publicidade enganosa, longas filas em pedágio, entre outras.

Já a reclamação trata de uma questão pessoal: não recebimento de um produto, cobrança indevida, vício oculto em produto, negativação indevida, etc. Processos referentes a esses casos devem ser abertos diretamente no site ou presencialmente na sede da entidade, localizada no Centro de Florianópolis.

           

             

Porto de São Francisco celebra semestre de aumento na movimentação de cargas

Destaque do período foi a exportação de grãos, que representou metade da circulação de mercadorias

O Porto de São Francisco do Sul, no Norte catarinense, manteve tendência de alta na movimentação de mercadorias no primeiro semestre deste ano. Entre janeiro e junho, 8,8 milhões de toneladas passaram pelo local. Segundo a administração do porto, esse desempenho se deve à qualidade da gestão e operação da estrutura, aliadas às melhorias realizadas nos últimos dois anos.

Continue lendo