Há risco de alagamentos, destelhamentos, queda de árvores e danos na rede elétrica
Uma mudança drástica no tempo, provocada pela formação de um ciclone extratropical em alto mar e a aproximação de uma frente fria, levaram a Defesa Civil (SPDC) de Santa Catarina a emitir uma série avisos meteorológicos nesta segunda-feira (18). O cenário deve ser de ventos fortes, chuva intensa e mar agitado no estado ao longo desta semana.
Os impactos da formação do ciclone começam a ser sentidos já a partir da manhã desta terça-feira (19). Segundo o monitoramento meteorológico da SPDC, a previsão é de ventos intensos de norte, com risco moderado para queda de galhos e árvores e danos na rede elétrica em todo o Grande Oeste, Planalto e Litoral Sul, Grande Florianópolis e a metade sul do Alto Vale do Itajaí. Nas demais áreas, o risco é baixo.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
Na quarta-feira (20), o vento vira para noroeste/oeste, mas os riscos para as regiões seguem os mesmos até o final da tarde. As rajadas de vento podem chegar a 70 km/h, pontualmente acima nas áreas mais elevadas do estado. No Litoral Sul, a agitação marítima pode provocar ondas 2,5 e 3 metros, além de provocar o recuo da maré.

Também nesta terça-feira, a intensificação dos ventos irá favorecer o transporte de umidade do oceano para o continente. Esta condição pode chuva persistente entre a Grande Florianópolis, o Baixo e Médio Vale do Itajaí, e o Litoral Norte. O risco para alagamentos é moderado nessas regiões, especialmente entre terça e quarta-feira.
Temporais ganham força na quarta-feira (20)
Na quarta-feira (20), o avanço de uma frente fria pela Argentina, associada ao ciclone extratropical no mar, irá provocar temporais em todas as regiões do estado. Segundo o monitoramento meteorológico da SPDC, a área mais atingida será a porção oeste, em especial o Grande Oeste e partes do Planalto Sul. Os temporais começam ainda de madrugada e se estendem até o final do dia para as demais regiões, com riscos de alagamentos, destelhamentos, queda de galhos e árvores e danos na rede elétrica.

O tempo volta a ficar estável na quinta-feira (21), com previsão de sol para todas as regiões do estado, o que favorece a elevação rápida da temperatura. Esse calor, combinado com a umidade trazida pelos ventos quentes, aumenta a chance de pancadas de chuva e temporais isolados no Oeste do estado. As instabilidades retornam na sexta-feira (22), devido à formação de uma nova frente fria, com previsão de chuva e temporais em todas regiões de Santa Catarina.
Casal é preso suspeito de morte de criança de 4 anos em Florianópolis
Criança chegou em parada cardiorrespiratória a unidade de saúde; médicos encontraram lesões pelo corpo
Um casal foi preso neste domingo (17) em Florianópolis, após um menino de 4 anos dar entrada em parada cardiorrespiratória e morrer no Multi Hospital, no Sul da Ilha. A equipe médica encontrou diversas lesões no corpo da vítima e a principal suspeita é que ela tenha sofrido maus-tratos seguido de morte.