Programa já está disponível na internet e tem grande potencial utilitário
Um grupo de estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina criou uma Inteligência Artificial com um grande potencial utilitário. O grupo de pesquisa Governo Eletrônico, Inclusão Digital e Sociedade do Conhecimento (Egov) desenvolveu o Concil-IA, tecnologia que facilita os processos de conciliação entre consumidores e empresas aéreas em casos de danos morais e materiais, como atrasos, extravio e danos na bagagem.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
Por meio de 1.850 sentenças extraídas do Fórum Desembargador José Arthur Boiteux, localizado na UFSC, o mecanismo é capaz de analisar os dados e apontar valores de indenização equivalentes. A IA já está disponível para uso na internet. Para utilizá-la, o consumidor ou o advogado conciliador pode acessá-la via navegador e preencher o formulário com as informações solicitadas.
“A ideia vem de possibilitar ao jurisdicionado, ao cidadão que procura a Justiça, o acesso ao que pode vir a acontecer com a demanda dele, e que essa informação seja utilizada para que as partes envolvidas naquele conflito possam tomar uma decisão por elas mesmas, sem depender do juiz, ou seja, sem depender do Estado”, explica Isabela Cristina Sabo, professora orientadora do projeto.
Utilidade no Brasil
O programa tem grande potencial utilitário em território brasileiro. Segundo a Associação Brasileira de Empresas Aéreas (Abear), o Brasil concentra 98,5% de todas as ações judiciais contra companhias aéreas no mundo. O levantamento publicado pela Abear em 2024 aponta que, em média, a cada um (1,04) voo são registradas duas ações no setor no país. Em comparação, nos Estados Unidos, por exemplo, os mesmos dois processos são registrados a cada 5,17 mil voos.
Avaí convoca a torcida após empate com poucas chances fora de casa
Técnico do “Leão” chama os torcedores para apoiar o time em primeiro jogo com ingressos a R$ 20
O Avaí não conseguiu vencer o Operário fora de casa e perdeu a chance de colar no grupo de acesso para a primeira divisão. Agora, o “Leão” se prepara para o próximo jogo em casa, marcado para a próxima segunda-feira (25), às 21h30, na Ressacada. A partida será contra o Amazonas e é a primeira com a nova promoção do clube, em que os ingressos de todos os setores serão vendidos a R$ 20 até o final da série B.