28 de agosto de 2025
TVBV ONLINE
Cotidiano

SC e Florianópolis em destaque no Ranking da Competitividade 2025

Foto: Jonatã Rocha / Secom GOVSC
Estado e capital ficaram em segundo e primeiro lugar geral dentre as unidades federativas e municípios, respectivamente

Santa Catarina foi eleito novamente o estado mais seguro do Brasil, conforme dados do Ranking da Competitividade dos Estados de 2025, divulgado nesta quarta-feira (27). O estado foi um destaque absoluto neste ranking, ficando em primeiro lugar também em Capital Humano, em segundo nos quesitos Sustentabilidade Social e Inovação, e em terceiro em Potencial de Mercado, sendo que neste subiu sete posições em relação a 2024. No ranking geral, SC se consolidou como o segundo estado mais competitivo do país, atrás apenas de São Paulo.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

“Santa Catarina segue em destaque e cada vez mais próxima de São Paulo, para assumirmos o primeiro lugar nacional. Em 2021, a diferença de nota entre os dois Estados era de 4,2 pontos. Agora, caiu para apenas 1,4 ponto. É como eu digo, já somos o Estado mais seguro do País e agora esse protagonismo, essa liderança, nós estamos levando para várias outras áreas também”, afirma o governador Jorginho Mello.

Esse ranking foi criado em 2011 e é uma ferramenta considerada importante pelos gestores públicos. Ele é desenvolvidos pelo Centro de Liderança Pública (CLP), organização que atua na formação de lideranças e no fortalecimento da gestão pública. Atualmente, o levantamento é feito com a parceria da Tendências Consultoria Integrada. O objetivo dessa classificação é fazer um diagnóstico dos pontos fortes e fracos das 27 unidades da federação, além de apoiar governos na formulação de políticas baseadas em evidências, o ranking também serve de referência para o setor privado em decisões de investimento.

Florianópolis no topo

Dentre os municípios, a capital catarinense liderou o ranking geral pelo terceiro ano consecutivo. Além de Florianópolis, outros seis municípios do estado apareceram entre os 50 melhores colocados. São eles: Jaraguá do Sul (12º), Blumenau (14º), São Bento do Sul (20º), Criciúma (23º), Balneário Camboriú (34º) e Joinville (44º).

Região Sul com destaque

A região Sul do Brasil, que, além de Santa Catarina, é composta por Paraná e Rio Grande do Sul, foi destaque nacional. Os três estados aparecerem entre os cinco melhores ranqueados de 2025, sendo SC em 2º, Paraná em 3º e Rio Grande do Sul em quinto. Na outra extremidade, os estados do Norte e Nordeste ocuparam as cinco últimas posições no ranking geral. O Amapá teve a última colocação, antecedido pelo Acre, Pará, Roraima e Maranhão.

           

             

“Vamos buscar a vitória e ver o que vai acontecer”, diz zagueiro do Figueirense

Time precisa ganhar e depende de outros quatro jogos para se classificar para a segunda fase da série C

O Figueirense não depende só dele para conquistar uma vaga no grupo de classificação para a segunda fase da série C. O time precisa vencer o Ypiranga em Erechim e ainda torcer por quatro resultados paralelos. No entanto, essa matemática não parece entrar muito na cabeça dos jogadores do time.

Continue lendo