Projeto havia sido aprovado por ampla maioria na Câmara, com 353 votos
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado rejeitou, por unanimidade, nesta quarta-feira (24), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Blindagem. Todos os 27 senadores da CCJ votaram para rejeitar completamente a PEC. A PEC previa autorização prévia da Câmara ou do Senado, por meio de voto secreto, para processar criminalmente deputados e senadores.
O presidente da CCJ, senador Otto Alencar (PSD-BA), informou que o relatório aprovado, rejeitando a PEC, deve ir ao plenário da Casa ainda nesta quarta-feira para que o texto seja deliberado por todos os 81 senadores. “Vamos ao Plenário, com compromisso do presidente Davi Alcolumbre (União-AP), de encerrar hoje essa votação e, sem dúvida nenhuma, rejeitar essa Proposta”, revelou.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
Caso a PEC fosse aprovada, a exigência de autorização para processar parlamentares também seria estendida aos deputados estaduais e distritais. Para especialistas e entidades que atuam no combate à corrupção, a medida poderia barrar ações penais contra corrupção no uso de emendas parlamentares, além de incentivar a mais o crime organizado ingressar nos parlamentos locais.
Votação na Câmara
Aprovada por maioria de 353 votos no primeiro turno de votação no Plenário da Câmara, nenhum senador defendeu a PEC 3/2021 na CCJ do Senado. Mais de 20 senadores se inscreveram para falar contra a PEC, que foi alvo de protestos massivos no último domingo (21), tendo sido apelidada de “PEC da Bandidagem”.
O relator Alessandro Vieira (MDB-SE) pediu a rejeição da PEC alegando que ela abre as portas do Congresso ao crime organizado. Em seguida, o senador Jorge Seif (PL-SC), que havia apresentado voto em separado para manter a proposta com algumas alterações, retirou o relatório alternativo e votou junto com o relator.
Vieira ainda rejeitou as emendas apresentadas pelos senadores Sérgio Moro (União-PR), Carlos Portinho (PL-RJ) e Magno Malta (PL-ES), que pretendiam fazer alterações na PEC, mantendo sua tramitação com modificações no texto.
Band Pet Day oferece concursos, castrações e feirinha de adoção na Grande Floripa
Terceira edição terá mais de 5 horas de programação para famílias ‘pais de pet’
Vem aí mais uma oportunidade para “pais de pet” curtirem um dia inteiro de programações ao ar livre junto de seus “filhos” e outras famílias na Grande Florianópolis. Realizada pela Band FM Floripa 96.1, a terceira edição do Band Pet Day já tem data marcada e uma programação voltada especialmente à socialização, cuidados com os animais, brincadeiras e orientações profissionais. Não dá pra deixar seu amiguinho de quatro patas de fora!





