As rajadas de vento podem ultrapassar 80 km/h, com chuva intensa em algumas áreas
Um ciclone extratropical no oceano deve provocar instabilidade em Santa Catarina nesta sexta-feira (7), com condições de temporais acompanhados de raios, vendavais, chuva intensa e granizo. As áreas de divisa com o Rio Grande do Sul devem registrar precipitação já nas primeiras horas do dia, com intensificação entre a tarde e à noite. Os temporais devem atingir todas as regiões, principalmente o Grande Oeste e os Planaltos. Ao longo do dia, as instabilidades avançam com menos força para a Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
As rajadas de vento podem superar os 80 km/h, e a chuva deve ocorrer de forma intensa em alguns momentos. O risco é considerado de alto a muito alto, especialmente no Grande Oeste e parte dos Planaltos, para destelhamentos, queda de árvores, danos à rede elétrica e alagamentos. O mar deve permanecer agitado, com ondas que podem chegar a 3 metros no Sul do estado.
A Defesa Civil orienta que a população busque abrigo em locais seguros, longe de janelas e de objetos que possam ser arremessados. Em caso de ventania, a recomendação é evitar transitar próximo a árvores, placas, muros e postes de energia. Durante alagamentos, o órgão reforça que ruas, pontes e pontilhões submersos não devem ser atravessados.
Previsão para os próximos dias
Já no sábado (8), o risco para os temporais diminui, mas o céu deve ficar nublado, com condições para pancadas de chuva, principalmente entre o Grande Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Florianópolis. Os ventos devem ser intensos entre o Meio-Oeste e o Litoral catarinense, com rajadas entre 70 km/h e 90 km/h, podendo chegar a 100 km/h em áreas costeiras e serranas. O risco para ocorrências segue alto a muito alto.
O mar deve continuar agitado entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis, com ondas entre 3,5 e 4,5 metros. No Litoral Norte, as ondas podem chegar a 3,5 metros. A Defesa Civil alerta para o risco de ressaca e erosão costeira, especialmente no Litoral Sul do estado. Durante o período, recomenda-se evitar navegação, pesca, esportes aquáticos e banho de mar, além de não caminhar na orla quando as ondas atingirem a ciclovia.
Entre domingo (9) e segunda-feira (10), com o afastamento do ciclone extratropical e a chegada de uma massa de ar seco, o tempo deve ficar firme na maior parte de Santa Catarina. Apenas o Litoral Sul e o Norte ainda podem registrar chuva fraca e passageira. Nesse período, as temperaturas caem, com mínimas entre 5°C e 10°C na Serra e entre 10°C e 15°C nas demais regiões.
*Com revisão de Bernardo Ebert
VÍDEO: Incêndio atinge casa em São José e causa danos na estrutura
Um homem dormia no local e inalou um pouco de fumaça, mas passa bem
Um incêndio causou grandes danos a uma residência localizada em São José na tarde desta quinta-feira (6). O incidente aconteceu por volta das 16h em um imóvel localizado na Rua Viseu, no Bairro Forquilhas. A construção era de alvenaria e teve parte da estrutura danificada. Ninguém ficou ferido nesta ocorrência.





