10 de novembro de 2025
TVBV ONLINE
Segurança

Governo de SC vai construir ‘bunkers’ em escolas estaduais

Foto: Defesa Civil
Medida tem como objetivo aumentar a proteção da comunidade escolar contra tempestades

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, anunciou neste domingo (9), que vai iniciar a construção de “bunkers” (salas seguras) em escolas estaduais. A medida busca adicionar uma camada de segurança para alunos, professores e toda a comunidade escolar durante fortes tempestades, como as registradas na última sexta-feira (7).

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

Neste domingo, Jorginho Mello visitou as cidades de Dionísio Cerqueira e Xanxerê para acompanhar os trabalhos de assistência social e reconstrução após três tornados atingirem a região Oeste de Santa Catarina. Após a visita, o governador anunciou que a primeira sala segura deve ser construída durante a reconstrução da Escola Estadual Jacob Maran, na cidade de Dionísio Cerqueira – a mais atingida pelos eventos climáticos recentes.

Segundo Jorginho, as escolas que estão em processo de reforma e aquelas que ainda vão ser construídas devem ser as primeiras a receber os “bunkers”. “Serão salas seguras, provavelmente em áreas úteis do colégio, mas com estrutura reforçada contra tornado e chuva forte”, afirmou o governador.

Tornados causam destruição em Santa Catarina

O final de semana na região Oeste do estado foi marcado por três tornados que deixaram pessoas feridas, desalojadas, além de ter causado o destelhamento de diversas casas e quedas de árvores. Segundo a Defesa Civil, foram registrados pelo menos 238 ocorrências nos municípios de Dionísio Cerqueira, Faxinal do Guedes, Xanxerê, Abelardo Luz, Chapecó, Concórdia e Itapiranga.

A cidade mais atingida foi Dionísio Cerqueira, que decretou situação de emergência. No total, cinco pessoas ficaram feridas e 40 desalojadas durante a passagem dos tornados. Ainda houve o registro de 30 casas atingidas, além do ginásio de uma escola. Já em Xanxerê e Faxinal do Guedes, a chuva superou os 120mm em poucas horas com ventos de aproximadamente 66 km/h, que deixou milhares de pessoas sem luz devido à queda de postes da rede elétrica. Nas demais cidades, houve o registro de quedas de árvores e destelhamentos, sem registro de vítimas.

Veja fotos dos estragos em Dionísio Cerqueira

Confira a matéria

*Estagiário sob supervisão de Fernando Bortoluzzi

           

             

Incêndio atinge Shopping na Grande Florianópolis

Imagens divulgadas pelos bombeiros mostram a destruição e lojas consumidas pelo fogo

O incêndio foi registrado no Shopping ViaCatarina, em Palhoça, na madrugada desta segunda-feira (10). Segundo o Corpo de Bombeiros (CBMSC), o fogo começou por volta das 4h30 no primeiro pavimento em um local onde…

Continue lendo