Equipamentos geram imagens de alta resolução e emitem sinais sonoros em caso de identificação de atitudes suspeitas
A Ponte Hercílio Luz recebeu, neste sábado (22), equipamentos de videomonitoramento que irão colaborar para a maior segurança de quem trafega pela estrutura. Foram 16 câmeras instaladas, que ajudarão no patrulhamento e na identificação de suspeitos de praticarem crimes na região. O projeto faz parte do Sistema de Videomonitoramento Inteligente (SIVI), nova política implementada em diversos municípios do estado.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
Os equipamentos foram instalados em locais estratégicos, visando cobrir toda a área da ponte e entorno, permitindo a identificação de crimes com clareza. As câmeras, que fazem parte de um investimento de mais de R$ 40 milhões do Governo do Estado em tecnologia de reconhecimento facial, são de alta resolução e contêm sistema de reconhecimento de calor, fundamental para a investigação de crimes praticados durante a noite, quando a visibilidade é mais baixa. Outra novidade é a emissão automática de sinais sonoros quando alguma atividade suspeita for identificada.
“Se uma pessoa tentar furtar cabos, o sistema dispara um alarme e um aviso sonoro, com a gravação de um policial alertando sobre a invasão. A estratégia contribui para inibir a ação criminosa e chamar a atenção de quem estiver por perto”, destaca o diretor de Tecnologia e Inovação da SSP-SC, Everton Wiezbicki. Além da prevenção desse tipo de crime, a nova medida visa reconhecer suspeitos de furtos, roubos e outros tipos de crime no local. As imagens capturadas pelas câmeras são automaticamente enviadas para a base 24h de videomonitoramento urbano do 4º Batalhão de Polícia Militar, proporcionando maior agilidade na resolução de crimes e contribuindo para um ambiente de mais segurança a todos.

“O trabalhador e o estudante, o turista que chega ali com seu celular para tirar fotos, as famílias que passeiam pelo entorno, essas pessoas precisam sentir que estão seguras e protegidas. Esse sistema de reconhecimento facial já comprovou sua eficiência em diversos locais pelo Estado e vai fazer a diferença no apoio às nossas polícias e demais serviços”, reconheceu o governador Jorginho Mello.
Chapecoense conquista acesso à Série A após 4 anos
Disputa contra o Atlético-GO encheu a Arena Condá com quase 20 mil torcedores
Após quatro anos de permanência na Série B, a Chapecoense garantiu o acesso para a Série A do Campeonato Brasileiro de Futebol com a vitória de 1×0 sobre o Atlético-GO neste domingo (23). A disputa, que foi realizada na Arena Condá, em Chapecó, mobilizou um exército de 19.351 torcedores do Verdão do Oeste.





