Setores foram os que mais contribuíram para o saldo positivo de 8 mil em outubro
Os setores de serviços e comércio foram os que mais abriram vagas para trabalhadores com carteira assinada no mês de outubro em Santa Catarina, conforme dados divulgados pelo Governo Federal, por meio do Caged, na última semana. Juntos, os segmentos corresponderam pela abertura de 8.358 vagas – 6.411 nos serviços e 1.947 no comércio – e contribuíram para o saldo positivo de 6.142 empregos (sexto melhor resultado do país para o mês). Os números de outubro estão abaixo dos registrados nos anos anteriores, mas está dentro do previsto diante da manutenção dos juros elevados.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
Outro setor que contribuiu de forma positiva foi a agropecuária, que foi responsável pela geração de 729. No sentido contrário, algumas áreas mais fecharam vagas do que abriram. Esse é o caso da indústria e da construção civil, que registraram saldos negativos de 2.227 e 718, respectivamente.
Acumulado do ano
No acumulado do ano, ou seja, de janeiro a outubro, o saldo é de 101 mil vagas abertas, sexta melhor marca do país. Segundo o presidente da Fecomércio SC, Hélio Dagnoni, apesar de outubro não ter tido o mesmo desempenho de anos anteriores, ainda é motivo de comemoração o fato de comércio e serviços seguirem em terreno positivo. Para ele, o segundo semestre do ano tem sido bastante desafiador, mas as dificuldades tem ocorrido conforme o esperado.
“A inflação está retornando para dentro da meta e esperamos que, em breve, os juros comecem a cair para que a economia volte a ganhar força em 2026”, afirma. No cenário nacional, o saldo de empregos formais em outubro foi de 85 mil, com destaque novamente para serviços e comércio. No acumulado do ano, o país soma 1,8 milhão de novos postos de trabalho.
Chapecó comemora primeiro título dos Jogos Abertos de Santa Catarina
Conquista aconteceu exatamente nove anos após o trágico acidente com o avião da Chapecoense
Os Jogos Abertos de Santa Catarina de 2025 foram encerrados no último sábado (29) e tiveram um campeão inédito. O município de Chapecó, que sediou o evento, levantou o troféu da competição pela primeira vez na história da competição, que teve a 64ª edição realizada neste ano. O título foi conquistado com 191 pontos somados, 22 a mais que Blumenau, que terminou em segundo lugar. Florianópolis terminou a edição na terceira colocação e fechou o pódio.





