4 de dezembro de 2025
TVBV ONLINE
Saúde

Hospitais estaduais atingem marca de 1,2 milhão de cirurgias desde 2022

Foto: Leo Munhoz/SECOM
Governo destaca que investimentos no setor, tanto estruturais quanto no pessoal, foram cruciais para números históricos

As cirurgias realizadas pelos hospitais catarinenses atingiram o importante marco de 1,2 milhão de procedimentos realizados desde 2023, quando a atual gestão assumiu com o compromisso de zerar as filas. A maior parte é de intervenções eletivas, que correspondem a 783.449 do total, segundo dados de outubro deste ano. Já as emergenciais foram 417.988.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

As cirurgias eletivas com necessidade de internação também apresentaram alta. Neste ano, de janeiro a outubro, foram realizados 144.249 procedimentos. O número é 78% maior do que o registrado em 2022, quando houve 80.163. O principal destaque é para as cirurgias ortopédicas, com crescimento de 225%. “Fizemos muito e vamos continuar fazendo, importante lembrar que quando assumimos o governo tínhamos 105.340 pessoas aguardando para fazer um procedimento eletivo e mais 117 mil aguardando uma consulta cirúrgica. Ou seja, pacientes que aguardavam desde 2017 por um procedimento cirúrgico e essa longa espera está acabando. Com todas as iniciativas implementadas vamos garantir um tempo digno aos catarinenses”, ressalta o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi.

Já o governador Jorginho Mello destaca os investimentos realizados na área da saúde. Entre eles, está a melhoria na infraestrutura dos hospitais, que há décadas não recebiam uma grande reforma, a criação da Tabela Catarinense, o Programa de Valorização dos Hospitais e a habilitação estadual de especialidades de alta complexidade. Cada investimento é pensado para garantir um atendimento digno, próximo e eficiente para quem vive aqui. Este é o compromisso que assumimos e que seguimos cumprindo dia após dia em cada uma das consultas que acabam se transformando neste recorde de cirurgias. Desde o início da gestão, trabalhamos com um único objetivo: cuidar das pessoas. Por isso, são mais de 70 hospitais sendo construídos ou reformados em todo o estado”, explica.

Pequenos procedimentos não contabilizados

Embora o Datasus apresente um número superior de procedimentos eletivos, eles não entram na conta do Estado, pois o governo estadual não contabiliza cerca de 800 mil pequenos procedimentos. Caso eles entrassem neste cálculo o número de cirurgias seria superior aos 2 milhões.

           

             

Falso ‘The Rock’ é preso em SC por operar esquema internacional de golpes

Grupo criminoso se passava pelo ator para tirar dinheiro das vítimas

Um grupo criminoso, com base na África, é alvo de uma operação da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) por se passar pelo ator estadunidense Dwayne “The Rock” Johnson para aplicar golpes digitais e tirar dinheiro de vítimas no Brasil. O operador do esquema, um homem de 32 anos, natural de Benim, foi preso nesta quinta-feira (4) em Florianópolis.

Continue lendo