8 de dezembro de 2025
TVBV ONLINE
Clima / Tempo

Mudança no tempo e temporais marcam a semana em SC

Imagem: Flávio Jr. / Portal TVBV Online.

Uma área de baixa pressão e a formação de um ciclone elevam o risco de ocorrências relacionadas a tempestades

O tempo volta a ficar gradativamente instável em todo estado, a partir desta segunda-feira (08), devido ao deslocamento de uma área de baixa pressão que vem da Argentina em direção ao Sul do Brasil. No Litoral catarinense a circulação marítima mantém maior nebulosidade e condição para chuva a qualquer hora, principalmente à partir da noite. Do Grande Oeste aos Planaltos, incluindo a divisa com o Rio Grande do Sul e o Paraná, a nebulosidade e a condição para temporais aumentam ao longo do dia, especialmente a partir da tarde. Pode ocorrer risco moderado a alto para ocorrências associadas aos temporais. As temperaturas máximas ainda ficam altas, com marcas entre 27°C e 31°C na maior parte do estado.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

Segundo a Defesa Civil Estadual, na terça-feira (09) o tempo fica muito instável em todo estado. Isso se deve a formação de um Ciclone Extratropical sobre o território gaúcho. O dia amanhece com chuva persistente e por vezes intensa na maioria das regiões de Santa Catarina, com maior intensidade nas áreas litorâneas e serranas próximas. Ao longo do dia, além da chuva intensa, teremos condições para temporais isolados com vendavais e granizo pelo estado. “Os ventos do quadrante nordeste também se intensificam ao longo do dia no Litoral com rajadas entre 55 e 75 km/h”, aponta a Defesa Civil. Existe alto risco para ocorrências associadas a alagamentos e enxurradas e moderado a alto para destelhamentos, queda de galhos e árvores e danos na rede elétrica. Os termômetros variam menos que nos dias anteriores, com máximas próximas dos 29°C no Oeste e dos 24°C no Litoral.

A tendência é de que na quarta-feira (10), o Ciclone Extratropical avance sobre o mar próximo da costa gaúcha e do Uruguai. Isso vai intensificar os ventos do quadrante oeste em praticamente todas as regiões do estado, com rajadas entre 70 e 90 km/h. Podem ocorrer registros pontuais dos 100 km/h nas áreas mais altas. Esta situação pode provocar destelhamentos, danos na rede elétrica e queda de galhos e árvores. A chuva deve diminuir sobre o estado, mas ainda ocorre na forma de pancadas e acompanhadas de temporais isolados.

           

             

Ciclista morre em colisão com motocicleta

O condutor e a passageira da moto ficaram feridos

O acidente ocorreu na noite do último sábado (06) na SC-445, em Morro da Fumaça. Quando os socorristas chegaram ao local encontraram o ciclista, que ainda não foi…

Continue lendo