8 de dezembro de 2025
TVBV ONLINE
Educação

Estado determina suspensão das aulas em SC diante da previsão de ciclone

Foto: Jonatã Rocha / SECOM
Decisão sobre escolas da rede estadual foi emitida após aviso especial da Defesa Civil

A Secretaria de Estado da Educação determinou, na tarde desta segunda-feira (8), a suspensão das aulas diante da previsão de temporais severos que irão atingir Santa Catarina até esta terça-feira (9). A decisão foi tomada de forma preventiva com base em um alerta especial emitido pela Defesa Civil estadual sobre ocorrências relacionadas às fortes chuvas e ventos intensos, provocados pela formação de um ciclone extratropical no Rio Grande do Sul.

Segundo a determinação, válida para as escolas da rede estadual de ensino, as aulas estão suspensas a partir da tarde desta segunda em todo o Grande Oeste e parte dos Planaltos e do Alto Vale do Itajaí (áreas em laranja no mapa). Na terça-feira, as aulas serão suspensas em todo o estado nos turnos da manhã e da tarde. A medida também deve ser adotada nas unidades de ensino municipais, dependendo da determinação das prefeituras, como é o caso de Florianópolis.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

Previsões indicam que este pode ser o ciclone extratropical mais forte a se formar próximo ao estado desde o furacão Catarina, em 2004. Até que o sistema se afaste para alto mar na quarta-feira (10), ele deve provocar temporais com chuva potencialmente intensa e ventos de até 130 km/h em Santa Catarina. A ocorrência de tornados não é descartada.

Imagem: Defesa Civil
> Ciclone nesta semana pode ser o mais forte desde o Catarina, em 2004

A terça-feira (9) deve ser o dia com temporais mais intensos, segundo o aviso especial da Defesa Civil. Há grande perigo de ocorrências como alagamentos, enxurradas, destelhamentos, queda de galhos e árvores e danos na rede elétrica em todo o estado, mas especialmente na faixa litorânea. Diante de grandes acumulados de chuva em curto período de tempo, há risco moderado também para deslizamentos, em especial na Grande Florianópolis e no Litoral Sul. A Defesa Civil recomenda atenção especial às áreas de encosta, taludes rodoviários e locais previamente mapeados como áreas de risco.

           

             

Mulher morre após ser encontrada ferida e inconsciente em plantação de milho

Vítima apresentava sinais de violência e caso é tratado como feminicídio

Uma mulher de 27 anos, identificada como Indianara Rodrigues da Silva, morreu após ter sido encontrada com uma série de ferimentos graves na manhã deste domingo (7) em Xanxerê, no Oeste de Santa Catarina. A vítima estava inconsciente às margens de uma plantação de milho no interior da cidade. O caso é investigado como feminicídio.

Continue lendo