Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão Sistema mais eficiente A exclusão do pagamento em dinheiro no transporte coletivo é considerada uma medida moderna e já foi adotada por outras capitais brasileiras, como é o caso de…" />
2 de janeiro de 2026
TVBV ONLINE
Cotidiano

Florianópolis se prepara para o fim do pagamento do transporte coletivo em dinheiro

Foto: Marcos Albuquerque/PMF
Medida foi anunciada em novembro pela prefeitura e passou por um imbróglio judicial

A próxima segunda-feira (5) será marcada pelo fim do pagamento em dinheiro nos transportes coletivos de Florianópolis. A medida foi anunciada pela prefeitura do município no fim de novembro, sob o argumento que a modalidade era utilizada por uma quantidade pequena de usuários, apenas 8%. O assunto foi levado para a justiça, sendo que o Ministério Público recomendou a revogação da medida por “ferir o direito do consumidor” e excluir a população em situação de vulnerabilidade. O pedido de liminar, no entanto, não foi aceito e o fim do pagamento foi mantido.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

Sistema mais eficiente

A exclusão do pagamento em dinheiro no transporte coletivo é considerada uma medida moderna e já foi adotada por outras capitais brasileiras, como é o caso de Belo Horizonte, Vitória e Brasília, que passaram a implementar a política a partir de 2020. Em Florianópolis, segundo o secretário de infraestrutura e manutenção da cidade, Rafael Hahne, a adoção visa tornar o sistema mais eficiente. “Não há qualquer intenção de dificultar o acesso com a medida, principalmente porque sabemos que dispomos dos meios para que esse público, cada vez menor, consiga realizar uma migração adequada neste sentido”, diz.

Migração da modalidade de pagamento

Desde que a medida foi anunciada pela prefeitura, o órgão fez uma propaganda em massa em diversos locais, incentivando a população a solicitar um cartão de ônibus. Essa transição de pagamento, inclusive, é um fenômeno que ficou muito evidente, especialmente nos últimos quatro anos. Em 2019, 23% do total de passageiros no sistema fazia o pagamento dos transportes em dinheiro. Em 2025, esse número caiu para 8%. Se observados apenas os últimos três meses do ano, a tendência de queda se acentua, chegando a apenas 5% dos acessos atualmente. Na compra em dinheiro nas bilheterias dos terminais o comportamento é parecido: 6%.

Essa mudança vale apenas para os usuários que embarcam diretamente nos ônibus. Para quem acessar os terminais, o dinheiro em espécie ainda será válido, como no TICEN, TISAN, TICAN, TITRI, TILAG e TIRIO.

Modalidades de cartão

  • Cartão Cidadão (para moradores)
  • Cartão Estudante (social, com gratuidade e normal, com redução no preço)
  • Cartão Turista
  • Cartões Especiais (para pessoas com direito a algum tipo de gratuidade específica, como idosos ou portadores de deficiência)
  • Cartão Vale-Transporte (voltado para empresas e trabalhadores)

Solicitação do cartão

Para emitir ou solicitar o cartão, deve-se comparecer presencialmente à sede do Passe Rápido localizada ao lado do TICEN, na Av. Paulo Fontes, 701, Centro, das 9h às 17h, sem necessidade de agendamento, levando documento de identidade e comprovante de residência; ou documentação específica conforme a modalidade. Todos os itens exigidos podem ser conferidos no site www.consorciofenix.com.br/passe-rapido. A emissão da primeira via do cartão é gratuita. Vale destacar também que a emissão da primeira via do Cartão Cidadão pode ser feita, além do TICEN, nas bilheterias dos terminais de integração dos bairros.

Recarga

  • Aplicativo Floripa no Ponto
  • Terminais
  • Ponto de Autoatendimento PIX – Solução disponibilizada recentemente, o equipamento oferece recarga mais rápida e prática dos cartões, bastando aproximar o cartão do leitor e seguir os passos para recarga através do PIX. O equipamento está disponível em todos os terminais. Com a recarga facilitada, o usuário garante o acesso com tarifa mais acessível do Passe Rápido e tem o direito a integração.

Outras formas de pagamento da passagem

Catraca Pix – Instalada em todos os terminais da cidade. O sistema permite que o usuário se aproxime da catraca, leia um QR Code, faça o pagamento direto no aplicativo do banco e, após aprovação, tenha o acesso liberado. Nesta modalidade, não ocorre integração por se tratar de uma passagem avulsa.

Ticket unitário – Disponível para compra através do aplicativo Floripa no Ponto, serve para acessos diretos nos ônibus aos usuários que estiverem sem cartão em mãos. O uso é único e nesta modalidade não há integração. O ticket é válido por 1 hora a partir do horário de compra. Se expirar, pode ser solicitada a reemissão em até 30 dias. Cabe destacar que é indicada a compra antes do embarque para não depender da rede de dados no momento do acesso.

           

             

Incêndio destrói quiosque em praia turística na Grande Florianópolis

Chamas tiveram início após um curto-circuito ocasionado pelo reestabelecimento da energia elétrica na localidade

Um incêndio destruiu por completo um quiosque comercial na Praia de Palmas, conhecida como uma das mais frequentadas do município de Governador Celso Ramos, na Grande Florianópolis. O incidente aconteceu na noite de 1º de janeiro, por volta das 23h. Segundo o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), a guarnição foi acionada e se deslocou rapidamente para o local. No entanto, a estrutura totalmente de madeira já estava totalmente consumida pelas chamas.

Continue lendo