Estado soma mais de 1,2 mil casos prováveis apenas janeiro
O aumento no número de casos prováveis de dengue em Santa Catarina, nesta temporada de 2026, tem acendido um alerta entre as autoridades de saúde. Dados divulgados pela Diretoria Epidemiológica do estado (DIVE), mostram que, entre os dias 4 e 19 de janeiro, o estado registrou 1.946 notificações da doença. Desse total, 1.215 foram classificadas como casos prováveis.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
No mesmo período de 2025, haviam sido contabilizados 701 casos prováveis, o que representa um crescimento de 73% neste ano. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), a tendência é de que os números continuem aumentando nas próximas semanas.
De acordo com o informe epidemiológico, as condições climáticas têm favorecido a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika. A dificuldade em manter ações preventivas de forma contínua por parte da população também contribui para o avanço das doenças.
O levantamento entomológico identificou mais de dois mil focos do mosquito em Santa Catarina. Dos 295 municípios do estado, 184 já são considerados infestados pelo Aedes aegypti, o que amplia o risco de transmissão da doença.
Diante do cenário, o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, fez um apelo à população para reforçar os cuidados preventivos. “É fundamental eliminar água parada, manter quintais e calhas limpos e permitir a entrada dos agentes de endemias nas residências”, destacou.
A DIVE informou que as ações de enfrentamento estão sendo intensificadas, principalmente nas áreas com maior risco, com monitoramento contínuo e mutirões para eliminação de possíveis criadouros.
A orientação das autoridades de saúde é que, caso as pessoas sintam algum dos sintomas da dengue, como febre, dores no corpo, dor atrás dos olhos, mal-estar e manchas vermelhas na pele, procurem um serviço de saúde para diagnóstico e acompanhamento adequados.
Avaí tem datas e horários dos jogos pelas quartas de final definidos
Técnico Cauã de Almeida projeta jogos difíceis e brigados; veja todos os confrontos da fase decisiva do Campeonato Catarinense 2026
A Federação Catarinense de Futebol definiu, nesta segunda-feira (26), as datas e horários dos jogos de ida e volta das quartas de final do Campeonato Catarinense 2026. O Avaí, único representante de Florianópolis no mata-mata da competição, faz o primeiro duelo no próximo sábado (31), às 16h30, contra o Camboriú. Por conta de problemas relacionados ao Estádio Municipal Roberto Santos Garcia, o Robertão, o jogo de ida, de mando do “Cambura”, será realizado no Estádio Orlando Scarpelli.





