3 de fevereiro de 2026
TVBV ONLINE
Educação

Prouni divulga aprovados em primeira chamada; Fies abre inscrições

Foto: José Cruz/Agência Brasil
Programas oferecem bolsas de estudo e financiamento para cursos de ensino superior

O Programa Universidade Para Todos (Prouni) divulgou, na madrugada desta terça-feira (3), o resultado da primeira chamada. A lista com os aprovados pode ser acessada no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. O programa do Ministério da Educação (MEC) oferece bolsas de estudo (integrais e parciais) em cursos de nível superior em instituições de ensino privadas.

Aqueles que não foram aprovados agora ainda podem aparecer na segunda chamada, que será divulgada no dia 2 de março. No dia 31 de março haverá, uma outra lista de chamada para quem não foi convocado nas duas iniciais. O candidato deve manifestar interesse nestas vagas entre os dias 25 e 26 de março.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

O Prouni oferece neste ano 594.519 bolsas, sendo 274.819 integrais e 319.700 parciais, de 50%. Esta é a maior oferta da história do programa, segundo o Ministério da Educação.

Fies 2026

Também nesta terça-feira (3), iniciam as inscrições no processo seletivo do primeiro semestre de 2026 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Estudantes interessados têm até a próxima segunda-feira (6). As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

O processo seletivo do primeiro semestre vai ofertar 67.301 vagas em 1.421 universidades, faculdades e centros universitários para 19.834 cursos. A previsão é que sejam ofertadas 112.168 vagas neste ano. Segundo o Ministério da Educação (MEC), o candidato pode se inscrever em até três opções de curso e alterar suas escolhas até o fim do prazo de inscrição.

Podem se inscrever estudantes que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010, tenham obtido média aritmética das notas nas cinco provas igual ou superior a 450 pontos e não tenham zerado a prova de redação. Também é necessário ter renda bruta familiar mensal por pessoa de até três salários mínimos.

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Classificação

De acordo com o MEC, a classificação será feita de acordo com a ordem decrescente das notas obtidas pelos candidatos no Enem, por tipo de vaga, grupo de preferência e modalidade de concorrência. A classificação vai respeitar a seguinte ordem de prioridade:

  • candidatos que não tenham concluído o ensino superior e não tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil;
  • candidatos que não tenham concluído o ensino superior, tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil e o tenham quitado;
  • candidatos que já tenham concluído o ensino superior e não tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil;
  • candidatos que já tenham concluído o ensino superior, tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil e o tenham quitado.
Resultado

O resultado da pré-seleção na chamada única será divulgado no dia 19 de fevereiro. Segundo o MEC, cada candidato será pré-selecionado em apenas uma de suas opções de curso, turno, local de oferta e instituição de educação superior realizadas na inscrição, conforme o tipo de vaga e a modalidade de concorrência.

Candidatos pré-selecionados deverão acessar o Fies Seleção para complementar sua inscrição entre os dias 20 e 24 de fevereiro. Estudantes que não forem pré-selecionados na chamada única, de acordo com a pasta, estarão automaticamente na lista de espera para preenchimento de vagas não ocupadas, observada a ordem de classificação.

           

             

Morre menina de 7 anos que lutava contra câncer raro e agressivo

Jovem precisou ser escoltada na BR-101 e levada às pressas de helicóptero para hospital em Curitiba

Uma menina de apenas 7 anos de idade que lutava contra um câncer raro morreu após realizar seu desejo de ver o mar e passar por uma corrida contra o tempo, com a ajuda das forças de segurança, para sobreviver. Júlia Soares Teixeira da Silva precisou ser levada às pressas a Curitiba no último domingo (1º), mas não resistiu e morreu nesta segunda-feira (2).

Continue lendo