Explosão na rede elétrica teria antecedido o fogo que consumiu parte do templo e colocou moradores em alerta
Um incêndio de grandes proporções atingiu uma catedral localizada na Rua Dom Abelardo, no bairro Vila Real, em Balneário Camboriú, na madrugada desta quarta-feira (24), após o rompimento de fios de alta tensão na região. As chamas mobilizaram equipes do Corpo de Bombeiros, agentes de trânsito e a Defesa Civil, além de provocar interrupção no fornecimento de energia elétrica para moradores e estabelecimentos próximos. Apesar dos danos significativos à estrutura de alvenaria, não houve registro de vítimas.
Segundo a Prefeitura de Balneário Camboriú, a ocorrência começou por volta das 23h33 de terça-feira (23), quando agentes de trânsito foram acionados para atender ao rompimento de cabos de energia na Avenida Marginal Oeste, esquina com a Rua Dom Abelardo. Durante o atendimento, os agentes constataram a falta de energia na região. Enquanto realizavam a sinalização da via e garantiam a segurança dos motoristas e pedestres, ouviram um forte estampido e visualizaram o início de um incêndio em uma igreja situada nas proximidades.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
O Corpo de Bombeiros foi acionado imediatamente e deslocou diversas viaturas para o local. As equipes iniciaram o combate às chamas para evitar que o fogo se espalhasse para edificações vizinhas. Apesar da rápida resposta, o incêndio atingiu uma parte significativa da estrutura da catedral.
Apagão e risco de desabamento
A ocorrência também causou um apagão em parte do bairro Vila Real, afetando residências e estabelecimentos comerciais durante a madrugada. Equipes da concessionária responsável pelo fornecimento de energia permaneceram no local realizando os trabalhos necessários para restabelecer o serviço.
Para garantir a segurança da população e facilitar a atuação das equipes de emergência, a BC Trânsito realizou o bloqueio parcial da Avenida Marginal Oeste e interditou o acesso à Rua Dom Abelardo, permitindo apenas a circulação de veículos de atendimento. A área também foi isolada para evitar a aproximação de curiosos. No combate ao incêndio e nas operações de rescaldo, foram utilizados aproximadamente 60 mil litros de água. A ocorrência mobilizou 10 viaturas e cerca de 22 bombeiros.
Já por volta das 2h58 desta quarta-feira, a Defesa Civil voltou a acionar os agentes de trânsito devido ao risco de desabamento da parede frontal da edificação atingida pelo incêndio. Diante da possibilidade de colapso da estrutura, o local permaneceu interditado e o estacionamento nas proximidades foi bloqueado preventivamente.
As causas exatas do incêndio ainda serão apuradas pelas autoridades competentes.
Temperaturas despencam em SC nesta quarta-feira (24)
Algumas áreas registram termômetros na casa de -8°C nos períodos da manhã e noite
Uma massa de ar polar se estabelece sobre Santa Catarina e derruba as temperaturas em todas as regiões nesta quarta-feira (24). No início do dia e à noite, os termômetros devem registrar valores abaixo de zero entre o Meio-Oeste e Planaltos, com valores próximos a -8°C no Planalto Sul. Nessas regiões, a chance de formação de geada é elevada. No Litoral, as temperaturas oscilam entre 4°C e 7°C nesses períodos.









