Tipo O- já aparece com nível do estoque em alerta e preocupa autoridades da saúde
Os hospitais de Santa Catarina alertam a população sobre a importância da doação de sangue nos períodos de maior frio, quando a maior ocorrência de doenças respiratórias deixa muitos doadores inaptos. Por enquanto, segundo atualização do Hemosc, apenas o sangue O- (doador universal) aparece com o estoque em nível de alerta, mas a condição pode piorar com o agravamento do frio no estado.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
É nesse sentido que os hospitais filantrópicos de Santa Catarina promovem a campanha Junho Vermelho, que estimula a doação voluntária de sangue no período em que os estoques tendem a diminuir. “O Junho Vermelho chama atenção para um problema que não é apenas sazonal, mas estrutural. Os hospitais filantrópicos sentem diretamente o efeito da queda nos estoques e por isso trabalham todos os dias para manter viva a cultura da doação voluntária”, afirma a presidente da Federação de Hospitais e Entidades Filantrópicas de Santa Catarina (FHESC), irmã Neusa Lúcio Luiz.
Essa redução tem um motivo claro: a oferta de sangue cai, mas a demanda segue a mesma. Pacientes em tratamento oncológico, cirurgias de alta complexidade e atendimentos de urgência dependem diariamente de hemocomponentes, independentemente da sazonalidade. Por isso, é importante que, mesmo com o frio intenso, os doadores regulares que estejam em boas condições de saúde não deixem de comparecer ao hemocentro mais próximo para doar.
Como doar
No site do Hemosc, é possível agendar a doação por meio da janela “agende sua doação aqui”, na parte superior da tela. Depois, escolha entre doar sangue ou plaquetas e, em seguida, selecione o local mais próximo da sua residência. Com o hemocentro escolhido, selecione a data, o horário preferido e preencha cada campo com as informações solicitadas.
Briga pela classificação ou pela permanência? Veja matemática do Figueirense na Série C
Equipe chegou aos 15 pontos no empate contra o Ituano e ocupa a 12ª colocação
O Figueirense ainda figura abaixo do 10º colocado na tabela da série C do Campeonato Brasileiro. A equipe tem apenas a 12ª melhor campanha da competição, com 15 pontos conquistados. Porém, o desempenho recente, com quatro jogos de invencibilidade (duas vitórias e dois empates), deixou o time próximo do G8 – um ponto distante – e longe da zona de rebaixamento. Mas a pergunta que fica é: o time já está na briga pela classificação ou segue na mesma dos últimos anos, lutando pela permanência?





