Sistema associado a tempo quente deve provocar chuva intensa e rajadas de vento
O avanço de uma frente fria volta a deixar o tempo instável e com risco de temporais isolados em Santa Catarina entre estre domingo (18) e a segunda-feira (19). Os temporais devem vir acompanhados de chuva pontualmente intensa e rajadas de vento moderadas, mas não se descarta a queda de granizo pontual.
Segundo o monitoramento meteorológico da Defesa Civil, o risco é moderado para alagamentos, queda de galhos, destelhamentos e danos na rede elétrica em todo o Grande Oeste e no Planalto e Litoral Sul. Há também risco baixo para ocorrências na porção Norte do estado, no Vale do Itajaí e na Grande Florianópolis.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
O dia amanhece com temperaturas amenas em todo o estado, mas à tarde faz calor, com máximas acima de 30°C no Oeste e Litoral Sul e de 24 a 28°C nas demais regiões.
As instabilidades avançam pelo Oeste e áreas de divisa com o estado gaúcho a partir da tarde, se espalhando para o restante das regiões até o final do dia. A instabilidade se mantém até a madrugada de segunda (19), principalmente no centro e leste de SC.
Próxima semana
No decorrer de segunda-feira, o sistema se afasta para o mar, mantendo a instabilidade concentrada entre os planaltos e o Litoral, regiões onde a chuva persiste ao longo dia de forma isolada. O risco é baixo para ocorrências associadas a alagamentos pontuais.
As temperaturas seguem amenas ao amanhecer, com mínimas variando entre 13 e 17°C, com pontuais mais baixos nas áreas mais altas dos planaltos. À tarde as máximas ainda sobem no oeste, onde se aproximam dos 30°C. Nas demais regiões variam entre 20 e 27°C.
Na terça-feira (20), uma nova frente fria se organiza entre o norte do RS e SC, o que mantém o tempo instável em toda SC e volta a provocar chuva nas áreas de divisa no final da manhã e nas demais regiões entre a tarde e a noite. Na quarta-feira (21), o sistema se desloca lentamente por SC, mantendo a instabilidade, bem como condições para chuva e temporais isolados em todas as regiões.
Santa Catarina realiza simulado inédito de resposta a desastres naturais em 256 municípios
Mobilização acontece neste domingo (18) e deve contar com a participação de 240 mil moradores de áreas de risco
Santa Catarina realiza neste domingo (18) uma ação inédita de simulação de resposta das forças de segurança pública a desastres naturais. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SPDC), realiza o 1º Simulado Geral de Gestão de Desastres, um exercício sem precedentes no território nacional, com a participação de pelo menos 256 municípios.