11 de julho de 2025
TVBV ONLINE
Saúde

Covid-19 é a causa de 41 óbitos em Santa Catarina neste ano

Foto: Divulgação Ascom/SES
Vírus é o segundo que mais matou pessoas em 2025 no estado, atrás apenas da Influenza

Dados divulgados pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina revelam que a Covid-19 é a segunda doença respiratória que mais causou óbitos em Santa Catarina em 2025, atrás apenas da Influenza. Até o dia 5 de julho, 41 pessoas morreram em decorrência da Síndrome Respiratória Aguda Grave causada pelo vírus. A maioria foi registrada em Florianópolis, com nove óbitos confirmados, seguida por Blumenau e Itajaí, com seis.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

Já a Influenza foi responsável por 208 óbitos no primeiro semestre do ano. Florianópolis novamente aparece como líder no número de mortes, com 50, seguida por Chapecó, com 24, e Itajaí, com 22. Diante desse cenário, as autoridades de saúde reforçam a importância da população, principalmente o público alvo – crianças e idosos -, atualizar a carteira de vacinação.

“A vacinação é gratuita e está disponível em todas as unidades de saúde. Além de reduzir as complicações e internações causadas pela gripe, também ajuda a diminuir a circulação do vírus. Proteja quem está ao seu redor. Vacinar é um ato de cuidado e responsabilidade”, ressalta o diretor da DIVE, João Augusto Fuck.

Taxa de ocupação dos leitos de UTI é de 89,5%

O número de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave em Santa Catarina tem reduzido, impactando diretamente na ocupação dos leitos de UTI. O pico foi registrado há oito semanas, portanto, em meados de maio, quando 97% dos leitos estavam ocupados.

Atualmente, segundo o painel divulgado pela Cieges SC, essa ocupação é  de 89,5%, com nenhuma região registrando 100%. A maior taxa é percebida no Oeste, com 98%.

“Enquanto a rede hospitalar segue com alta demanda, a população precisa fazer sua parte, cuidando da própria saúde e protegendo os mais vulneráveis. Atitudes simples podem salvar vidas”, diz alerta da Secretaria de Estado da Saúde.

           

             

UFSC tem 34 pesquisadores listados em revista científica internacional

Lista nomeia os cientistas mais influentes do mundo em diversas áreas do conhecimento

Uma renomada revista científica internacional citou 34 pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina como os mais influentes do mundo em 12 áreas do conhecimento. A publicação foi feita pela Research.com, que intitula o ranking como Best Scientists in the World By Discipline 2025. O destaque da instituição catarinense ficou para a área da química, com 13 pesquisadores e pesquisadoras listados, com um total de 3.264 publicações tabuladas. Esse foi o terceiro melhor desempenho a nível nacional.

Continue lendo