23 de junho de 2024
TVBV ONLINE
Saúde

Ações de combate à dengue continuam em Palhoça

Mesmo no período de baixas temperaturas, o enfrentamento do mosquito Aedes aegypti é tratado como prioridade no município

A Prefeitura de Palhoça por meio da Secretaria de Saúde informou que segue realizando ações de prevenção, combate e controle do mosquito Aedes aegypti mesmo com a chegada do inverno. Neste período marcado pelas baixas temperaturas, o metabolismo do mosquito é reduzido, diminuindo o número de casos confirmados com a doença.

Entre as ações que são coordenadas pela Vigilância Ambiental, de acordo com a Prefeitura, está o monitoramento de um total de 388 armadilhas espalhadas por todo território municipal e que recebem vistoria semanal.

Além do monitoramento nos mais diversos bairros da cidade, ainda segundo a administração municipal, continuam sendo realizadas palestras nas escolas e ações de conscientização na comunidade com o intuito de disseminar conhecimento aos cidadãos no que tange a eliminação dos criadouros. Vale lembrar que onde não há água o mosquito não se cria.

 

De acordo com o secretário de Saúde Rosiney Horácio “as ações de combate não param. Atualmente, em Palhoça, temos aproximadamente 64 mil imóveis em área infestadas pelo mosquito Aedes aegypt. Esses imóveis são visitados pelos agentes bimestralmente e, concomitantemente a isso, temos também uma equipe realizando a aplicação de inseticida em todos os comércios classificados como pontos estratégicos pela vigilância”.

Os trabalhos realizados pela Secretaria de Saúde ainda contam com o suporte tecnológico de dois drones cujo objetivo é auxiliar no processo de inspeção de denúncias em locais de difícil acesso. O recurso permite que uma fiscalização em que era necessária a mobilização de uma equipe inteira de agentes, hoje possa ser realizada por apenas um profissional fazendo o monitoramento aéreo das imagens.

Foto: Prefeitura de Palhoça/Reprodução