23 de julho de 2024
TVBV ONLINE
Policial

Adolescente é apreendido por administrar grupo de incentivo à automutilação

Investigação do CyberGAEGO apura grupo virtual que incentiva adolescentes a fazerem cortes no corpo

Um adolescente foi apreendido e provisoriamente internado na manhã desta quinta-feira (17) pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (GAECO), após uma decisão da Vara da Infância e Juventude de uma Comarca situada no Oeste de Santa Catarina.

Os mandados de busca e apreensão foram pedidos pelo Ministério Público, e a decisão judicial foi fundamentada em uma investigação iniciada no final de outubro de 2023 pelo CyberGAECO, que apura um grupo privado virtual que incentivava a automutilação de outros jovens.

A investigação revelou que o adolescente internado era administrador do grupo, que servia para instigar outros jovens a realizarem cortes profundos no próprio corpo – para inscrição de sinais que identificassem os administradores ou o próprio grupo -, além de outros atos de automutilação.

 

Apesar da falsa sensação de anonimato proporcionada pelo ambiente digital, a equipe do CyberGAECO conseguiu identificar, com precisão, a autoria dos atos infracionais. A investigação segue sob sigilo de justiça.

 

Foto: Freepik/Divulgação