16 de julho de 2024
TVBV ONLINE
Saúde

Ampliação da vacina da gripe para maiores de 6 meses começa; confira

Baixa procura na campanha nacional de vacinação fez com que o Ministério da Saúde autorizasse mudança no público-alvo

Cidades brasileiras estão autorizadas a vacinar todos os maiores de seis meses com a vacina da gripe a partir desta segunda-feira (15). O Ministério da Saúde autorizou a ampliação do grupo apto para imunização após a baixa procura na primeira etapa da campanha, restrita aos idosos, pessoas com comorbidades, indígenas e quilombolas.

Até agora, segundo o Ministério da Saúde, apenas 30% do grupo prioritário foi imunizado. O Governo Federal afirma que a ampliação da campanha busca reduzir a incidência da doença, que pode gerar quadros respiratórios graves em alguns casos, durante o período de temperaturas mais baixas.

O foco do Ministério da Saúde é garantir uma alta taxa de vacinação antes da chegada do inverno, que propicia a contaminação com o vírus da influenza.

 

A pasta informou ainda que “atende a pedido de estados e municípios, que podem usar as vacinas em estoque e adotar estratégias locais para operacionalizar a imunização, atendendo às realidades de cada região”.

A nova meta definida pelo Governo Federal é imunizar 90% da população brasileira. É necessário se vacinar contra a gripe anualmente, já que as cepas em circulam sofrem constante alteração.

Fonte: Band

Foto: Freepik/Reprodução