23 de junho de 2024
TVBV ONLINE
Segurança

Após apagão causado por ciclone, Celesc recupera energia de 310 mil unidades

Apesar de recuperação, cerca de 24 mil seguem ainda sem energia

Das 335 mil Unidades Consumidoras (UCs) sem luz em todo o Estado de Santa Catarina, a Celesc conseguiu restabelecer a energia para mais de 310 mil. Às 10h desta sexta-feira (14), ainda havia cerca de 24 mil UCs sem energia devido à intensificação dos ventos. A Celesc informa que, no momento, 360 equipes de campo permanecem mobilizadas para recuperar a rede elétrica nas áreas ainda desabastecidas.

As principais ocorrências foram resultado dos fortes ventos trazidos pelo ciclone extratropical que atingiu o estado desde a quarta-feira (12), que provocou inclinação e queda de postes, além de registros de vegetação na rede e rompimento de cabos. Todas as regiões de Santa Catarina foram afetadas e tiveram casos de falta de energia.

“A gente vai continuar trabalhando até que consigamos chegar em um estado de normalidade. É bem provável que os serviços avancem pela madrugada e ao longo da sexta-feira. Estamos atendendo primeiro os casos emergenciais, onde há risco de vida e onde há mais unidades consumidoras desligadas”, explica o diretor de Distribuição, Cláudio Varella.

 

O que fazer em caso de danos na rede

Em caso de danos à rede elétrica provocados por chuvas e tempestades, como queda de fios e de postes, sempre considere a rede energizada e em hipótese alguma aproxime-se. Se a sua unidade consumidora registra energia em meia fase, desligue os equipamentos eletrônicos da tomada. Informe essas ocorrências no telefone 0800 048 0196 (emergência).

Foto: Rodrigo Kobs