15 de julho de 2024
TVBV ONLINE
Segurança

Associação de Moradores da Lagoa aprova primeiro final de semana do binário

Nova rua paralela à Avenida das Rendeiras foi liberada na quarta-feira (13)

O novo binário da Lagoa da Conceição, em Florianópolis, teve seu primeiro grande teste neste final de semana após a liberação na quarta-feira (13), com temperaturas altas e muita procura pelas praias do Leste da Ilha. Em postagem nas redes sociais, a Associação de Moradores do bairro, AMOLAGOA, destacou a fluidez no trânsito com a nova organização do binário.

”Trafegamos e testamos no sábado e domingo o novo sistema e também conversamos com moradores da Barra da Lagoa, frequentadores da Praia Mole e Joaquina. Para todos, os benefícios do novo sistema já estavam evidentes”, destacou a postagem, feita no domingo (17).

A Secretaria de Infraestrutura e Transportes da Capital também aprovou o comportamento do trânsito no final de semana. Não houve fila ou retenção de trânsito, o que contribuiu para o transporte coletivo. “Os ônibus chegaram mais rápido e isso contribui muito para a mobilidade como um todo”, avaliou o prefeito Topázio Neto.

 

Além da melhora no trânsito, novas vagas de estacionamento também foram criadas para fortalecer o comércio local. Em fotos postadas por moradores, várias pessoas utilizaram as vagas no final de semana, deixando o veículo para visitar o comércio e a Lagoa.

 

Mudanças no trânsito

Por conta da abertura do novo sistema binário, trechos ou a totalidade de quatro vias da região passam a ter sentido único: a Avenida das Rendeiras, a Rua Mandala, a nova via implantada em paralelo às Rendeiras e a Avenida Prefeito Acácio Garibaldi São Thiago, estrada geral da Joaquina.

O motorista que sair da ponte da Lagoa em direção às praias do Leste vai transitar por 660 metros na Rendeiras em pista simples, pegar a Rua Mandala à direita e percorrê-la por 100 metros até alcançar a nova via à esquerda, que tem cerca de 650 metros de extensão e termina na Acácio Garibaldi.

O condutor que desejar ir para a Praia da Joaquina pegará a estrada geral à direita, ou a SC-406 (Rodovia João Gualberto Soares), quase à frente, caso queira chegar à Praia Mole ou seguir adiante. Já quem vir de um desses destinos em direção ao Centro da cidade, vai deslocar-se pelas Rendeiras em pista dupla até a altura da Rua Mandala, e depois seguir em pista simples margeando a lagoa.

 

Imagens: Gabriela Mariotto/TVBV