27 de maio de 2024
TVBV ONLINE
Educação Segurança

Autismo: projeto de ressocialização para detentos do sistema prisional da Grande Florianópolis

Nesta matéria você vai conhecer um projeto que tem colaborado na ressocialização de internos de um presídio na Grande Florianópolis.

Este projeto beneficia principalmente crianças com autismo. A ideia do painel sensorial foi uma sugestão do diretor da unidade prisional, que descobriu em uma consulta pra a filha, a importância do painel sensorial para o desenvolvimento dos autistas. O Painel é feito de objetos comuns, mas que estimula o desenvolvimento da motricidade dos sentidos.

“Eu vi que era uma instrumento importante para o desenvolvimento da criança, mas que famílias de baixa renda com casos de autismo, não tinham acesso ao dispositivo. Então eu eu trouxe um protótipo, mostrei aos detentos e eles abraçaram a causa. Começamos a confeccionar os painéis e nos aproximar do SUS, vê as crianças que são atendidas e produzir em larga escala para doação“ afirmou Carlos Raulino, dir. do Presídio de Tijucas.

Cerca de 300 detentos cumprem pena no presídio regional de Tijucas, onde participam de projetos educativos, voltados para a ressocialização destes presos. Veja a seguir, a fabricação dos chamados painéis sensoriais.

 

Veja na reportagem de Ronaldo Penido, para o Band Cidade:

 

 

Educação

Educação

Segurança

Segurança

Segurança

Educação