21 de maio de 2024
TVBV ONLINE
Saúde

Balneabilidade em SC: IMA dá início à coleta extra e aumenta análises

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) deu início nesta quinta-feira (2) ao aumento da frequência da amostragem e análise de balneabilidade em 82 pontos do Programa de Monitoramento.

De acordo com o cronograma pré-definido para o mês de fevereiro de 2023, a segunda coleta ocorreu nos 10 pontos da praia central de Balneário Camboriú, em 26 pontos da rota Norte de Florianópolis, (referentes às praias dos Ingleses, Canasvieiras e Jurerê) e nos municípios de Balneário Piçarras, Bombinhas, Itajaí, Itapema, Navegantes, Penha e Porto Belo, a ampliação da coleta é realizada nos pontos fixos já monitorados normalmente.

A decisão de aumentar a frequência é resultado de um Termo de Cooperação firmado entre o IMA, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan). O objetivo é trazer uma resposta mais precisa e rápida das condições das praias que apresentam maior fluxo de banhistas e estão sujeitas a mais variações de qualidade.

A maior periodicidade das análises também gera informações mais rápidas aos municípios que podem atuar com maior precisão no desenvolvimento de ações e melhorias de saneamento. Esse aumento de frequência é válido até o dia 31 de março. Os resultados serão avaliados após o fim da temporada e, para a próxima, um novo cronograma pode ser traçado.

O relatório de balneabilidade continuará sendo divulgado, normalmente, todas as sextas-feiras para trazer o status mais atualizado de cada ponto analisado durante a semana. Os cidadãos também podem conferir (quase em tempo real), a propriedade da praia do seu interesse no mapa do site, acesse clicando aqui, ou aplicativo Praia Segura.

Foto: Secom/Reprodução

Saúde

Saúde

Saúde

Saúde

Saúde

Saúde