3 de março de 2024
TV Barriga Verde
Segurança

Barragens de contenção de cheias são fechadas após previsão de chuvas volumosas

Operação foi realizada pela Defesa Civil, que emitiu aviso meteorológico para grandes volumes de chuva

A Defesa Civil anunciou na tarde desta segunda-feira (27) o fechamento das comportas das Barragens Oeste, em Taió, e Sul, em Ituporanga. A operação foi realizada nesta manhã e visa evitar possíveis inundações em decorrência das chuvas volumosas esperadas para esta semana.

De acordo com o Aviso Meteorológico emitido pela Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina (SDC), são esperados grandes volumes de chuva para a terça-feira (28), trazendo risco muito alto para ocorrências de alagamentos e enxurradas, e alto para inundações na Bacia do Rio Itajaí.

O fechamento das comportas visa reduzir os níveis dos rios nos municípios abaixo das barragens, fazendo com que esses rios tenham maior capacidade de absorver o aumento da vazão causado pelas chuvas previstas.

 

Barragem Oeste, Sul e Norte

Na manhã da última quinta-feira (23) foi iniciado o processo de esvaziamento dos reservatórios das barragens de contenção de cheias Sul e Oeste, na região do Alto Vale do Itajaí. As aberturas ocorreram de forma gradual ao longo do dia, sempre respeitando os níveis de referência dos municípios localizados abaixo dos barramentos.

Visando acelerar a taxa de esvaziamento do reservatório, foi possível realizar a abertura do canal extravasor da Barragem Oeste em três metros neste.

Na Barragem Norte, em José Boiteux, mesmo com duas comportas fechadas o reservatório segue diminuindo devido à abertura permanente da galeria lateral. A SDC informa que está acompanhando de forma constante a situação e trará novas atualizações.

Segurança

Segurança

Ocorrência, Segurança

Segurança

Segurança

Segurança