3 de março de 2024
TV Barriga Verde
Clima / Tempo

Santa Catarina oscila entre chuvas volumosas e calor intenso nesta semana; veja previsão

Maiores volumes são esperados entre a terça e a quarta-feira; tempo volta a ficar firme na quinta

Após um final de semana de tempo firme, as condições começam a mudar já nesta segunda-feira (27) e Santa Catarina pode esperar uma semana de chuva em todo o estado. O processo de formação de uma região de baixa pressão no Paraguai favorece temporais com chuva pontualmente intensa em todas as regiões, em especial entre a terça (28) e a quarta-feira (29). Entretanto, tempo firme e calor intenso devem predominar próximo ao fim de semana. Confira a previsão para a semana:

 

Segunda-feira

A formação de áreas de baixa pressão provocam chuvas e temporais isolados já na manhã desta segunda, com intensidade maior e risco moderado para ocorrências relacionadas a alagamentos e danos à rede elétrica na região do Grande Oeste, informa  a Defesa Civil. Sem sol, as temperaturas sobem menos, e a máxima do dia deve ficar em torno dos 22ºC na maioria das áreas. Apenas no Litoral Sul, as chuvas chegam no final do dia e o sol aparece, assim as máximas ficam entre 24 e 27°C.

 

Terça-feira

A partir da terça-feira, a intensidade das chuvas e a chance de temporais aumentam e avançam para mais regiões do estado. As instabilidades ganham força no final do dia, especialmente entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis e parte do Litoral Norte. A Defesa Civil emitiu um alerta de observação meteorológica para estas áreas, onde o risco é alto a muito alto para alagamentos, deslizamentos e enxurradas. No restante do estado o risco é moderado a alto. Com a formação de uma baixa pressão próximo à costa, os ventos ganham força no litoral, com rajadas entre 50 e 70 km/h. O mar também fica agitado, com ondas de nordeste entre 2,0 e 2,5 m entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis.

 

Quarta-feira

A maior atenção para as instabilidades no tempo são para a quarta-feira. Durante a madrugada até a manhã, as chuvas seguem contínuas na metade leste de SC. À medida que a baixa pressão se afasta o tempo volta a firmar no estado, mas à tarde novas instabilidades atmosféricas voltam a favorecer as pancadas de chuva e os temporais isolados no Grande Oeste. O risco é baixo a moderado para ocorrências meteorológicas. As temperaturas voltam a subir, com máximas de 30 a 33°C no Extremo Oeste, Vale do Itajaí e Litoral Norte e de 25 a 29°C no restante das áreas.

Os acumulados de chuva podem somar valores médios entre 40 e 80 mm no Grande Oeste e Planaltos, com pontuais que se aproximam dos 100 mm. Nestas áreas, o risco é moderado para danos como alagamentos e enxurradas. Já nas áreas litorâneas e Vale do Itajaí, o risco é muito alto. Nesta região, a chuva persistente traz volumes entre 80 e 150 mm, com pontuais que podem superar estes valores.

 

Quinta e sexta-feira

A partir da quinta-feira (30), o tempo volta a ficar firme em todo o estado, e o calor deve voltar com tudo. A previsão é de máximas entre 30 e 35°C na maioria das regiões, podendo se aproximar de 38°C no Extremo Oeste, principalmente na sexta-feira (1º).

 

Foto: Airton Fernandes / Ascom SDC

Clima / Tempo

Clima / Tempo

Clima / Tempo

Clima / Tempo

Clima / Tempo

Clima / Tempo